O trabalho está mudando

O perfil dos postos de trabalho e perfil dos profissionais vêm mudando a cada década. Para se ter uma ideia entre as décadas de 70 a 90 o grau de escolaridade era ferramenta determinante para se manter na empresa e o salário podia ser negociado com a empresa.

De 2000 para cá, são as relações com a equipe, a visão global das coisas é que são indicadores para o seu bom desempenho. O salário é conquistado pelo resultado de seu trabalho e equipe e seu conhecimento é fruto de aprendizado contínuo.
Junto destas mudanças aparecem novas características de empregabilidade e importante entender o que se espera em cada uma delas :

1 – Emprego Formal: atividade em que o profissional está relacionado a apenas uma empresa e que se dedica a buscar oportunidades com esse tipo de vinculo. As competências comportamentais têm grande peso e o aperfeiçoamento não é encontrado em cursos. São necessárias técnicas de liderança, relacionamento interpessoal, comunicação, flexibilidade e criatividade.

2 – Negócio Próprio: um empresário precisa estar motivado, não adianta estar numa área produtiva, se não gosta do que faz. Num negócio ainda é preciso ter jogo de cintura, administrar a angústia financeira, resistência às frustrações e estrutura emocional para assumir riscos.

3 – Consultoria: apesar de um consultor ter características similares a um empresário, algumas são diferenciadas. A consultoria é a venda de algo abstrato, um serviço, uma solução na qual o cliente acredita. É preciso ter empatia com o segmento escolhido, transmitir credibilidade e confiança além de ter um bom networking. Empregabilidade em consultoria se resume a conhecimento técnico específico, reputação e principalmente habilidade para venda.

Lembre-se, nunca delegue a administração de sua carreira a ninguém, o conhecimento adquirido pertence a você. Trabalho e carreira devem trazer prazer e alegria.

Voltar ao topo