O ser humano gosta de deixar pra depois

O ser humano gosta de deixar pra depois

A ciência mostra que procrastinar (deixar para depois) faz parte da natureza humana. Mas há maneiras de lutar contra esse hábito e terminar o trabalho no prazo.

De uma perspectiva da evolução humana, para o homem primitivo fazer planos de longo prazo não era tão importante quanto saciar as necessidades básicas e instantâneas de sobrevivência. Cuidar do que acontecia no presente era muito mais importante do que pensar no futuro.

Desse modo, o homem desenvolveu o instinto de reagir a estímulos imediatos mudando o foco de sua atenção. Traduzindo para nosso momento atual, significa que a pessoa perde a concentração na atividade que está fazendo para se preocupar com algo momentâneo. O urgente supera o importante!

Alexandre meu cliente de coaching me procurou há dois anos para se preparar para uma possível promoção pois a sua falta de organização o impedia de se mais produtivo. No cargo a falta de método de trabalho começou a minar a sua confiança. Ele delegava tarefas mas se perdia na distribuição e acompanhamento das tarefas. Começou a se sentir cada vez mais inseguro e como conseqüência, não delegava mais, centralizava as tarefas que o deixava cada vez mais estressado.

A solução

Com a intenção de estar mais produtivo, começamos a identificar quais eram os obstáculos que prejudicavam o seu desempenho. Nos deparamos com um frase de Steve Jobs que foi o início de um movimento de conscientização: “As pessoas pensam que foco é dizer sim para as coisas que você deve focar. Mas foco é dizer não para as centenas de outras boas idéias que existem”.

Hoje, Alexandre tenta organizar a agenda da semana com antecedência e identificar tarefas que podem ser delegadas, estabelecer prazos e ações de acompanhamento. Recebeu a sua promoção há seis meses. Em uma reunião de acompanhamento, ele reconhece que consegue ter maior flexibilidade para lidar com as urgências sem prejudicar as atividades que já estavam previstas.

O especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa dá algumas dicas para se fazer mais:

– Mantenha a energia: faça exercícios e tenha uma boa alimentação
– Crie um perfil digital separado do profissional: ajuda a separar o tempo entre vida pessoal e a profissional
– Defina um tempo: reserve um período para que esta atividade seja feita sem interrupções
– Prós e contras: reflita sobre os benefícios de concluir a atividade e os aspectos negativos de deixá-la pendente
– Vá por partes: fracionar tarefas grandes em pequenas etapas ajuda a tirar o medo do trabalho e sair da inércia.