Inovar é preciso

Inovar é preciso

Como diria um cliente meu “tem muita coisa boa acontecendo” no mercado de inovação dentro das empresas. Bem, se você é funcionário e quer fazer a diferença esse post é SOBRE VOCÊ. Se você é dono de uma empresa esse post é PRA VOCÊ.

Você já percebeu que dentro das empresas existem diversas pessoas com espírito empreendedor? Pessoas que querem reinventar a forma de fazer negócios em setores maduros como saúde, educação, varejo, financeiro e tantos outros. Profissionais que querem sair do mesmo que não aguentam mais o ambiente altamente político que se dissemina em algumas dessas corporações.

Gente que não quer apenas dar o próximo passo para ter melhores benefícios, um carro mais legal e um plano de saúde com maior cobertura. Esses são intraempreendedores que estão dispostos a assumir riscos, investir tempo que nem existe e aprender algo novo que possa levar essa empresa ao futuro e eles, a realizarem seus sonhos.

Mas o jogo não tem sido fácil para essa turma. Baseado nesta nova realidade tenho realizado encontros com empresários de diversos setores para falarmos de inovação dentro de suas empresas com intuito de troca de informações, experiência e gestão. O resultado tem sido extremamente enriquecedor tanto para estes empresários quanto para os participantes que estão ali para ouvir, perguntar e aprender com quem já tem bagagem de fracassos e sucessos em seus negócios. “Saber que há uma saída para estes problemas e que não acontece só com a gente é o que mais me motiva nestes encontros”, me contou Alex que trabalha na área de TI.

O que temos percebido nas empresas no que tange a inovação é uma incoerência entre a prática e o método. O problema não são os intraempreeendedores que querem mudar tudo e a solução não são as receitas e modelos prontos. Tanto uns quanto os outros podem ter melhores e piores resultados desde que aplicando as práticas adequadas para o contexto de incerteza e risco que enfrenta quem quer inovar.

Pensando em estimular a inovação e a diferenciação dentro das empresas, temos incentivado algumas perguntas que poderão servir para quem está na busca de melhores práticas dentro do seu contexto:

1) Quais são as características de uma empresa concorrente que nos tornaria obsoletos e nos tiraria do mercado? Como podemos tornar essa empresa imbatível?
2) Esta é de Peter Drucker: com tudo que você sabe hoje sobre seu mercado, se você fosse abrir uma empresa nova no seu ramo/setor/segmento:
a) Você abriria a empresa de novo?
b) O que faria diferente?
3) Outra ótima de Peter Drucker, muito utilizada pelo Jim Collins: o que precisamos PARAR de fazer?
4) Estamos nos adaptando ao mundo externo com a mesma velocidade com que ele está mudando?
5) Analisamos os problemas por diversos ângulos? Permitimos que visões diferentes e opiniões contrárias sejam avaliadas?
Faça uma análise destas perguntas e experimente somar tempo, autonomia, recursos financeiros e pessoal qualificado para gerar novas oportunidades para você ou para a sua empresa. Os resultados poderão ser positivamente inovadores!

Voltar ao topo