Excesso de trabalho: mães profissionais esgotadas

Excesso de trabalho: mães profissionais esgotadas

Não importa a profissão, o estresse faz parte do dia a dia num mundo cada vez mais competitivo o que tem provocado respostas negativas ao nosso corpo. Tenho falado aqui na coluna sobre qualidade de vida e me deparei com um assunto cada vez mais recorrente no trabalho, a Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout é uma das consequências deste ritmo atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. O próprio termo “burnout” demonstra que esse desgaste danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Afinal, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer “queima” e “out” significa “exterior”.

Sintomas

Provoca uma série de sintomas que são facilmente confundidos com outras doenças como dores de cabeça recorrentes, insônia, fadiga e também acompanhada com alguns sintomas emocionais, como ansiedade, depressão e irritabilidade.

Atualmente, as mulheres têm sido as maiores vítimas. Em especial, as mães que fazem tripla jornada de trabalho, pois além do trabalho, realizam a maior parte das tarefas domésticas.

Como evitar esse problema?

Aprenda a priorizar tarefas e faça somente aqueles que são realmente importantes. Se no final do dia não tiver feito tudo o que você tinha planejado em sua agenda, não se preocupe. Não há necessidade de ser uma super profissional todos os dias;

Peça ajuda

Não há nada errado em pedir auxílio para as pessoas mais próximas, como seu parceiro. Compartilhe as atividades e responsabilidades. Atualmente maridos e mulheres trabalham fora e podem sim, dividir algumas tarefas domésticas;
Assuma  um estilo de vida mais saudável. O estresse não é apenas um problema emocional e tem a ver com o seu estilo de vida. Uma dieta saudável, prática de atividade física e aprender técnicas de relaxamento irá ajudá-la a evitar o estresse.

Conecte-se com você. Seu mundo externo é um reflexo do seu mundo interior. Quando estamos em equilíbrio com nosso físico e emocional, as pessoas a nossa volta ganham um ambiente mais harmônico, produtivo e também feliz.

Fonte: Mamás agotadas que padecen el Síndrome de Burnout