enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Andréa Montrucchio

Você e Sua Carreira

Andréa Montrucchio

Dicas de carreira e aperfeiçoamento profissional

Clientes: oportunidades ou problemas?

  • Por Andréa Montrucchio
Clientes: oportunidades ou problemas?
Foto: Pixabay

Quando nosso cliente nos diz: o seu preço está muito alto, ele está nos criando um grande problema ou está no dando uma oportunidade? Quando o cliente para de comprar de nós e passa a comprar de um dos nossos concorrentes, surge aí mais um problema difícil?

Enfim, todas as vezes que o cliente não compra de nós, ao invés de problemas, não estará nos apresentando oportunidades? Há empresas e vendedores que veem os clientes como obstáculos que precisam ser derrotados e vencidos a todo instante. Estes profissionais olham o cliente visando unicamente o pedido, o fechamento da venda e se o cliente não compra, entendem a situação como um problema para enfrentar.

Vou colocar algumas questões para se refletir:

Será que o único lucro que os clientes podem nos dar são os pedidos?
Ou será que nossas relações com eles é que estão sendo mal aproveitadas?

Se passássemos a ver e tratar os nossos clientes como oportunidades, perceberíamos que independente do pedido, eles podem nos dar outro tipo de lucro. É claro que para curto prazo, para a meta do mês, nada substituiu os pedidos. Mas a médio e longo prazo, estamos deixando de ver e explorar nos clientes oportunidades formidáveis de redirecionamento de nossas estratégias comerciais.
Quando os clientes dizem que nosso preço é alto, estamos diante de uma excelente chance de fazer um levantamento de preços que o mercado está praticando e se for o caso, rever os fatores que nos impedem de realizar negócios.

Os argumentos que o cliente nos fala para não comprar nossos produtos ou serviços sinalizam oportunidades promissoras a serem lapidadas.

Passe a entender que será o cliente que irá determinar os acontecimentos a médio e longo prazo. Portanto, use todas as informações que ele nos dá gratuitamente. Informação é sinônimo de dinheiro quando bem aproveitada e, sinônimo de problema quando desperdiçada.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

1 Comentário em "Clientes: oportunidades ou problemas?"


EL PODEROSO TORNADO!
EL PODEROSO TORNADO!
4 meses 9 dias atrás

Quando um cliente meu diz que o meu preço está alto eu tenho a oportunidade de dizer a ele que aproveite a compra, pois o preço poderá aumentar ainda mais!… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Diogo Souza

Direto do Octógono

Diogo Souza

Notícias sobre o mundo da luta. Tudo sobre artes marciais, MMA, UFC e outros campeonatos e eventos.

·

Veja a finalização da curitibana Ariane Lipski no KSW

Bebel Ritzmann

Bebel Ritzmann

Bebel Ritzmann

Atualidades

·

Leni Akcelrud lança Coração Sem Endereço

Novelas

Resumo das novelas

Novelas

Saiba antes o que vai ao ar nas principais novelas

·

Resumo de Malhação da semana de 23/10 a 27/10

Últimas Notícias

Mais comentadas