Seu rendimento está baixo? Sua alimentação tem tudo a ver com isso

Seu rendimento está baixo? Sua alimentação tem tudo a ver com isso

Seu rendimento foi insatisfatório neste mês? Saiba que o que você come pode influenciar em seus resultados. Entenda!

Você sabia que uma alimentação saudável pode interferir positivamente na produtividade, melhorando a concentração, a memória, o foco, a energia e o desempenho nas atividades diárias?

Conversando esta semana com a nutricionista funcional Flávia Sguário sobre o que comer durante o trabalho surgiu a idéia de compartilharmos algumas dicas que podem ser úteis na manutenção ou mudança dos nossos hábitos alimentares para ações mais saudáveis, capazes de render mais energia.

Você já sentiu indisposição e sonolência após almoçar?

Caso a sua resposta seja positiva, você está entre os 42% dos brasileiros que têm essa sensação. Segundo Flávia, esta sonolência ocorre geralmente quando realizamos refeições pesadas, ricas em frituras e carboidratos. O fato da mastigação ser muito rápida e ingerir líquidos junto com a refeição podem também deixar a digestão mais lenta ocasionando aquele tradicional sono após o almoço.

Cuidado com os lanches fora de hora

O café é uma bebida comum no ambiente empresarial. No entanto, a partir da quinta xícara, ele aumenta excessivamente o cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. Outro clássico da alimentação no trabalho são as bolachas e os biscoitos. Além de fazer engordar, o açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo fazendo com que você se sinta sem energia e não saciado.

Você trabalha a noite e chega em casa tarde?

Flávia observa que o ideal é que a pessoa já saia jantada de casa e faça um lanche leve no local de trabalho como frutas, salada de frutas, iogurtes juntamente com cereais integrais e ao chegar em casa consuma algo mais leve para não prejudicar a qualidade do sono como um caldo de legumes com frango ou com quinoa real em flocos . Outra sugestão é um omelete acompanhado de salada ou legumes refogados

Sabemos que nem sempre há ofertas de comida saudável e incentivo aos bons hábitos alimentares nas organizações. A saída é apostar na comida que você tem em casa. Tomar um bom café da manhã antes de ir trabalhar é o primeiro passo para melhorar a saúde e, consequentemente, o desempenho profissional.

Pensando na redução de custos e nos hábitos mais saudáveis, levar marmita de casa está cada vez mais presente no ambiente de trabalho.

Para a marmita do almoço, a nutricionista sugere que seja composta por um tipo de carboidrato arroz, macarrão (preferencialmente integral),um tipo de leguminosa (feijão, ervilha, milho, lentilha), um tipo de proteína como carne, frango (assada, cozida ,grelhada , ensopada) ou ovo (cozido, mexido), salada verde á vontade e legumes refogados e como sobremesa, fruta ou salada de frutas são boas opções.

Recado da nutricionista Flávia Sguário: As mudanças que você quer estão nas decisões que você toma hoje, para alimentar dias mais produtivos e um futuro mais saudável.

Boa semana!