Recuperação muscular

Foto: Pixabay

Tão importante quanto os exercícios para os músculos é o período no qual eles se regeneram. Durante a recuperação, as adaptações aos estímulos do treinamento se consolidam. Muitas pessoas negligenciam isso, praticando atividade física em momentos que o organismo necessita de repouso.

Nessa fase, os estoques de energia do corpo são repostos e as microlesões causadas pelos exercícios são reparadas, o que é fundamental para o desenvolvimento da musculatura, além de permitir a progressão do trabalho físico posterior. Se ela não ocorrer devidamente, há queda no desempenho, fadiga e dores musculares, redução da flexibilidade e risco de lesões mais graves.

O tempo que os músculos precisam para se recuperar é variável. O processo pode se estender de 24 até 72 horas, dependendo da magnitude do estresse recebido e da resposta do indivíduo. Quanto mais intenso, exaustivo e prolongado o treino, maior será a demanda por descanso.

Você pode ter algumas atitudes para auxiliar na recuperação muscular:

1) se alimente após os exercícios e mantenha sua dieta equilibrada (principalmente carboidratos e proteínas);

2) planeje seu treino, fazendo uma adequada distribuição, o ideal é que o músculo esteja completamente regenerado na próxima sessão de exercícios;

3) escute seu corpo, a presença de dores é um indicativo que aquele músculo ainda precisa de descanso;

4) realize atividades leves ou moderadas (caminhada, alongamento, massagem) nos dias de recuperação, elas ajudam no processo;

5) tenha um sono de qualidade, nele são liberados hormônios que participam da reparação muscular;

6) lembre-se, em grande parte dos casos, o aumento na frequência do treinamento não trará resultados mais rápidos ou maiores!

Contato: jrbarao@gmail.com.