Pedale!

Foto: Pixabay

Uma atividade física bastante popular no verão é andar de bicicleta. Mais do que uma excelente opção de lazer, pedalar traz diversos benefícios!

Como prática aeróbica, atua diretamente sobre o sistema cardiorrespiratório, no emagrecimento e auxilia o combate de várias doenças crônicas. Ela oferece menor impacto às articulações que a corrida, tornando-se uma boa alternativa para obesos e sedentários.

Com aquela sensação prazerosa de vento no rosto, trabalhamos ainda a musculatura da perna, da coxa e os abdominais, sem contar que é um bom estímulo à coordenação motora e ao equilíbrio. Além disso, a bicicleta é um meio de transporte eficiente, barato e ecologicamente sustentável!

Entretanto, num passeio, treino ou como modal de transporte, alguns cuidados são essenciais. Atente-se ao trajeto e aos itens de segurança. As regras de trânsito, o uso do capacete e as condições de visibilidade (luzes e refletores na bicicleta) são alguns dos fatores que precisam ser observados.

Os ajustes da bicicleta ao ciclista e a técnica também são importantes. Posicione o selim na horizontal em relação ao solo e não muito longe do guidão, sua altura deve possibilitar que na pedalada (quando o pedal estiver próximo ao chão) o joelho não estique por completo ou fique excessivamente dobrado. Mantenha a coluna ereta, os joelhos e os pés alinhados à bicicleta e transmita força ao pedal através do terço anterior do pé (osso saliente localizado na base do dedão).

Para pedalar em ambientes fechados temos as bicicletas ergométricas. As academias geralmente possuem três tipos, as tradicionais, as horizontais com apoio nas costas e as de spinning.

Quer saber mais? Entre em contato: jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo