Intervalo na musculação

A musculação, ao contrário do que muitos pensam, não é uma prática tão simples. Diversos aspectos precisam ser controlados para que o indivíduo caminhe ao encontro dos resultados esperados. Uma das variáveis mais importantes é o intervalo entre as séries.

O tempo de descanso se relaciona diretamente com o objetivo traçado. Os intervalos estabelecem a intensidade dos exercícios ao corpo e, consequentemente, as adaptações geradas por eles. Praticantes de musculação tendem a descansar mais tempo do que necessitam. Conversas e atividades no celular são costumeiramente os principais vilões. Com toda certeza, esse é um dos fatores mais negligenciados nas academias.

O controle do descanso determina a magnitude de recuperação das fontes energéticas para a execução dos exercícios, o que afeta o desempenho. Intervalos maiores vão possibilitar mais carga para um mesmo número de repetições, assim como intervalos menores impõem o decréscimo do peso.

Períodos mais longos de recuperação devem ocorrer em treinos que visam ganhos de força, já intervalos mais curtos, associados a um grande estresse metabólico, são essenciais para o trabalho de hipertrofia ou de resistência muscular. Além disso, estudos vêm demonstrando que há maior reposta de hormônios anabólicos em treinamentos com períodos pequenos de recuperação. É importante reconhecer, contudo, que cargas elevadas também fazem parte de programas voltados ao ganho de massa muscular, mas o tempo de descanso é manipulado para tanto.

Não há recomendação consensual sobre os intervalos. Normalmente o repouso é inferior a 1 minuto em treinos de hipertrofia ou resistência muscular e acima disso para ganhos de força. Deve-se considerar a condição física do praticante e seu perfil. Os intervalos podem variar em razão do músculo ou da região trabalhada. Importante lembrar, ainda, que o descanso insuficiente pode agir negativamente sobre a realização do exercício.

Quer saber mais? Mande um email para jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo