Exercícios à noite

Nos jogos olímpicos de 2016, pela primeira vez, algumas modalidades estão sendo disputadas à noite. A realização dos eventos esportivos no período noturno trouxe à tona a discussão sobre a possibilidade de alterações no padrão de sono dos atletas, implicando no seu rendimento. Por isto, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) recrutou uma equipe de profissionais para formular estratégias a fim de minimizar os impactos sobre os esportistas do país.

Essa circunstância, entretanto, é comum entre não atletas. Muitas pessoas só conseguem encontrar tempo para realizar seus exercícios à noite, próximo ao horário de dormir. Tal situação é vista com receio e, muitas vezes, acaba tornando-se um impeditivo ou motivo de desistência das atividades físicas.

Contudo, estudos sugerem que exercícios leves ou moderados, aproximadamente uma hora antes de dormir, não prejudicam o sono, ao contrário, ajudam a relaxar e atuam na qualidade das horas de repouso, já que o corpo aumenta a necessidade do sono para a reparação fisiológica.

Vale ressaltar que esta recomendação não cabe a pessoas que sofrem com distúrbios de sono e que o padrão dos exercícios destacados não é aquele que encontramos normalmente nos esportes. Nestes casos, a prática deve ser executada algumas horas antes de dormir, acompanhada por uma refeição pós-treino leve e, quando necessário, utilizando estratégias que combatam a agitação (banho quente, exercícios de relaxamento, etc.).

Certifique-se, sobretudo, que o tempo destinado à atividade física não esteja substituindo o período de sono, pois ele é fundamental a uma série de processos biológicos, como a regeneração dos tecidos orgânicos, o correto funcionamento do sistema imunológico, o controle do apetite e a consolidação de um conjunto de funções cognitivas.

Sugestões? Mande um email para jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo