Dor nas costas

Quem nunca teve uma dor nas costas? Cerca de 80% da população mundial, por diversas razões e em diferentes graus, alguma vez já sofreu deste problema. A região das vértebras lombares apresenta maior incidência.

Há uma variedade de tipos de dor nas costas, mas frequentemente resultam de pressões suportadas pela coluna vertebral. A dor pode estar associada aos músculos, discos intervertebrais, tecidos nervosos presentes na coluna ou ossos.

Em geral, crianças e adolescentes a manifestam em virtude do crescimento, na vida adulta os maus hábitos são os principais responsáveis e nos idosos derivam de problemas ósseos crônicos ligados ao envelhecimento.

Os exercícios físicos regulares atuam diretamente na prevenção e no alívio da dor nas costas. Força, resistência muscular e flexibilidade auxiliam no desempenho de tarefas cotidianas potencialmente ofensivas à coluna (erguer um objeto pesado, por exemplo) e na adoção de posturas adequadas ao longo do dia. Além disso, combatem o sobrepeso e a obesidade, que são importantes fatores de sobrecarga à coluna.

Atividades aeróbicas de baixo impacto, exercícios de musculação e alongamentos são as melhores opções. Uma boa dica é dar ênfase no fortalecimento dos músculos de sustentação da coluna (musculatura abdominal e paravertebral) e do quadril, aliando-o ao alongamento dos músculos do tronco, quadril e posteriores da coxa.

Se o episódio de dor nas costas for intenso, constante, ocorrer após um trauma ou estar acompanhado de outras alterações fisiológicas (perda de força, sensibilidade, alterações de hábito urinário, etc.), um médico deve ser procurado!

Quer saber mais? Mande um email para jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo