Detalhes fazem a diferença

Foto: Pixabay

Todo treinamento é estruturado com base numa série de princípios científicos, nas condições do indivíduo e seus objetivos, entre outros fatores. De posse desses elementos, o professor de educação física estabelece um conjunto de variáveis que apresentam coerência e são importantes no resultado, não apenas prescreve exercícios!

Intensidade, volume de trabalho, número de séries e exercícios, disposição e tipo dos estímulos, intervalos, recuperação entre os treinos e forma de execução são alguns dos pontos levados em conta. Quanto mais controle sobre eles, melhor será a avaliação do processo, oferecendo maior suporte para possíveis ajustes em vista das adaptações obtidas.

Frequentemente observamos pessoas “descumprirem” componentes relevantes do programa de treinamento e nem se tocarem disso. Por exemplo, na musculação, à luz daquilo que está planejado, há uma relação direta entre o intervalo para recuperação de cada série, a carga e o número de repetições. Uma simples modificação no tempo que descansamos representa mudanças na forma que as outras variáveis interagem.

O que dizer, então, do modo descuidado que diversos praticantes executam os movimentos? Sem dúvida, os ganhos com a atividade física ficam comprometidos.

A grande questão é que o treinamento está repleto de detalhes, pequenas necessidades que em conjunto atribuem qualidade a ele, mas passam despercebidas na maioria das vezes. Sem contabilizar, ainda, os aspectos externos à rotina de exercícios que também interferem no produto final, como a alimentação, o sono e o estilo de vida adotados.

Portanto, esteja atento a tudo que faz, mesmo aos pormenores, e tenha seu professor sempre por perto!
Dúvidas? Mande um email para jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo