enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Claudia Silvano

Tribuna do Consumidor

Claudia Silvano

Dicas e análises sobre direitos do consumidor

Os perigos dos produtos falsificados

  • Por Claudia Silvano
Os perigos dos produtos falsificados

Comprar produtos falsificados pode representar um risco não só ao bolso como também à saúde e segurança do consumidor. Muitas vezes o problema está em como identificar se o produto é ou não falsificado.

É inegável que a sofisticação dos falsificadores está cada vez maior, o que dificulta a identificação pelo consumidor. Mas alguns cuidados podem ser tomados.

E o primeiro deles é ficar atento ao preço. O consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo do que aqueles praticados no mercado. Descontos fora do normal são um indicativo de que o produto pode ser falsificado.

Outro cuidado importante é buscar informações sobre a procedência da empresa que está vendendo o produto. Fornecedores desconhecidos devem ser vistos com prudência para evitar problemas posteriores, especialmente se a compra for feita pela internet, pois inúmeros são os relatos de consumidores que compraram em sites que nunca ouviram falar e depois encontraram dificuldade para reclamar e fazer valer os seus direitos.

Mais do que um prejuízo ao bolso, produtos falsificados, como brinquedos e eletroeletrônicos, por exemplo, podem colocar em risco a vida do consumidor. Produtos falsificados são produzidos, muitas vezes, com materiais inadequados e inseguros e sua utilização pode resultar nos chamados acidentes de consumo.

Por fim, é importante sempre exigir a nota fiscal. Como regra, estabelecimentos que fornecem esse documento têm menor possibilidade de vender produtos falsificados.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

6 Comentários em "Os perigos dos produtos falsificados"


Márcio
Márcio
3 dias 2 horas atrás

Os produtos falsificados que desempregam milhôes de brasileiros e afetam a saúde de outros milhares são feitos por trabalhadores chineses que vivem numa condição de escravatura. Estes produtos contém resíduos tóxicos ou são feitos com material de qualidade inferior.

Márcio
Márcio
3 dias 2 horas atrás

Os produtos são baratos pois não pagam impostos. Eles entram no Brasil via contrabando pela ponte da amizade. Ponte esta que serve só ao crime. Por ela entram drogas no Brasil, entram armas pesadas, remédios falsificados que vão matar inocentes, cigarros com uma toxidade absurda, e saem carros roubados. Sou a favor da implosão desta ponte!

Fernando
Fernando
6 dias 22 horas atrás

Que reportagem mais estupida. E os “leilões” feitos com material apreendido da Receita Federal? Eu já fui e posso afirmar são estes mesmos que falam que faz mal a saúde, maquiagens sem selo da ANVISA , perfumes de “marca” sem procedencia e a alguns dias atras o proprio jornal falou de uma Réplica de um relógio Rolex. O que a Receita Federal faz, é arrecadar uma fortuna, tomando mercadoria de algumas pessoas e revendendo .

Cláudio
Cláudio
7 dias 1 hora atrás

Será que o conselho serve para “serviços” muito baratinhos também?

Cláudio
Cláudio
7 dias 1 hora atrás

E o primeiro deles é ficar atento ao preço. O consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo do que aqueles praticados no mercado. Descontos fora do normal são um indicativo de que o produto pode ser falsificado

Cláudio
Cláudio
7 dias 1 hora atrás

Onde fica a tao comentada liberdade de escolha? Pra que fiscalizar? Por que pagar imposto se posso ter algo similar beeem mais barato?

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Waldick Garrett

Uma taça com Garrett

Waldick Garrett

Vinhos e harmonização

·

Lançamento dos cafés premium L’or e sanduiches Subway no combate à fome mundial

Ana Bendlin, Giselle Ulbrich e Paula Weidlich

Só mãe entende!

Ana Bendlin, Giselle Ulbrich e Paula Weidlich

Um blog sobre os aprendizados das mães da Tribuna para você que também é mãe.

·

No consultório do dentista

Levi Mulford

Suburbana

Levi Mulford

Notícias e curiosidades do futebol amador, jogado nos bairros de Curitiba. Campeonatos, tabelas e fotos antigas .

·

Favorito na Copa Primavera

Últimas Notícias

Mais comentadas