Cuidado com a tecnologia

Os smartphones estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Seja para trabalho ou para o lazer, a venda desses produtos tem crescido de maneira vertiginosa.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas e divulgada em abril de 2016, a projeção é de que o número de smartphones chegue a 236 milhões até 2018, o que demonstra que os aparelhos são realmente objeto de desejo para muitos consumidores.

E há variedade para todos os gostos e bolsos e as configurações também são abundantes. Mas é preciso ficar de olho para evitar comprar um aparelho que não seja adequado às suas necessidades.

Um dos requisitos levados em consideração pelos consumidores no ato da escolha é a capacidade de armazenamento interno dos aparelhos disponíveis no mercado.

Todavia, o que poucos usuários sabem é que a capacidade de armazenamento informada nem sempre corresponde ao espaço realmente disponível, pois parte da memória interna é utilizada para abrigar o sistema operacional e os aplicativos embarcados. Mas as propagandas escondem isso.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, na oferta dos produtos, os fornecedores devem assegurar informações claras e precisas, de modo a possibilitar uma escolha qualificada por parte do consumidor.Na medida em que informações como a capacidade da memória interna dos smartphones não são dadas com clareza, o consumidor acaba sendo enganado.

Portanto, é preciso ficar de olho e exigir o cumprimento da legislação, reclamando sempre que houver algum problema, tanto com o produto, quanto na falta de informações.

Voltar ao topo