Contratar um serviço e o prestador não entregar ou demorar para executar. Quem nunca?

Contratar um serviço e o prestador não entregar ou demorar para executar. Quem nunca?
Foto: Pixabay

Para evitar incômodos, o consumidor deve, antes de tudo, buscar referências com conhecidos que já tenham realizado serviços com o prestador e, caso isso não seja possível, é prudente pedir que o mesmo indique algum trabalho já realizado para verificação.

Assinar qualquer documento antes de conhecer o trabalho do fornecedor é arriscado e pode resultar num grande prejuízo, portanto, o consumidor deve ficar atento.

Outro cuidado importante é não pagar integralmente o serviço antes de sua execução. É prudente dar uma entrada e efetuar os pagamentos na medida em que o trabalho for prestado.

O Código de Defesa do Consumidor determina ainda que é obrigação do prestador fornecer orçamento prévio com a descrição minuciosa do serviço que será prestado, assim como a relação dos materiais que serão empregados, bem como das datas de início e término do serviço.

Por fim, é importante guardar todos os documentos que envolvem aquela relação de consumo, pois se for preciso reclamar, a documentação facilitará a vida do consumidor.