Operário do Ahu

O futebol amador da Suburbana teve em passado não muito distante um clube recordista de títulos primando pelo verdadeiro amadorismo com seus jogadores nada exigindo em troca do bom futebol apresentado e até comprando suas chuteiras e outros acessórios. Era o verdadeiro futebol amador que hoje infelizmente não existe mais.

Pequena história

João Paulo competente treinador da equipe de juniores do Arbesc.

Sucessor do extinto Elite e Belo Horizonte do mesmo bairro, o Operário do Ahu foi fundado no dia 16 de julho de 1939. Ganhou seu primeiro título em 1948 iniciando uma série completada nos anos de 1951, 52, 54, 56 e 61, tornando-se na época um recordista de títulos. Competiu em 1955 num torneio noturno em Durival Britto com equipes profissionais ao lado do Vasco da saibreira. Foi campeão invicto e o Vasco ficou em segundo lugar deixando Britânia e Palestra Itália para traz. Campanha invicta digna de registro.

Time titular do Arbesc, realiza boa campanha na série B.

Em 1956 ano de surgimento do jornal Tribuna do Paraná, na época com amplo espaço dedicado ao futebol amador, o que acontece até hoje, o auri-negro do Ahu de Baixo obteve o seu 5.º título. A reportagem da Tribuna (Levi Mulford) estava lá para documentar o time no dia da entrega de faixas aparecendo no alto: presidente Arnaldo Scremin, Adir, Mário Ferreira, João Carlos, Bahr, Duca, Dinir, Dario, Raul Vigo, Darcizinho e o técnico Nilo Isidoro Biazetto. Agachados: Roberto Krauze (Dandi), Ico, Eloy, Luir, Barros, Edumar, Ivinho e Toni Pan.

Juniores do Arbesc destacam-se na categoria Sub-20.

O goleiro Adir foi profissional do CA Ferroviário, Mário Ferreira defendeu o Coritiba e Água Verde, João Carlos militou no Rio Branco de Paranaguá. Darcizinho esteve no Ferroviário, Ivo foi o rei do pênalti, Luir foi para o Britânia e Toni Pan defendeu o Coritiba. Um verdadeiro celeiro de craques. Não está na foto o saudoso Nelson Marti apontado como o mais completo zagueiro da Suburbana. O Operário do Ahu deixou saudades. Hoje o Estádio Centenário é a seda da Uuca. (União Recreativa Cultural Ahu).

***

Hoje, em São José dos Pinhais a final de másteres, às 10h, no Estádio Moacir Tomelin: Módena x Milan. O Módena joga com a vantagem do empate. Quatro Barras: Másteres, no Estádio Osni Silva. 9h: Quatro Barras x Imperial, decisão do 3.º lugar. 11h: Gralha Azul x Ana Terra. Decisão do título. Às 13h solenidades e premiações. Tatuquara: hoje, no A. Khoury: Nacional x Bom Jesus, Celta x MDO e Estrela x N. Horizonte A.