Data inesquecível

Hoje, dia cinco de maio é de grata recordação para os amantes do futebol suburbano do passado. O Grêmio Esportivo 5 de Maio, fundado pelo saudoso Alvim Jareski em 1939, no bairro Água Verde, e que tinha campo para realização de festivais esportivos bem defronte ao Estádio Joaquim Américo, do Atlético. Se estivesse em atividade, estaria comemorando hoje 75 anos.

O clube da camiseta grená teve seu período áureo na década de quarenta, quando conquistou os títulos de 1944, 1945 e 1947, mantendo por longos anos a famosa equipe formada por Tadeu (Ivanoski) ou Japonês, Afonsinho e Beethoven, Manoelzinho (Roldão), Nenê, Binho, Alvim (Sílvio), Cherro, Charuto, Polinga e Pimenta (Bolinha).

Além dos títulos acima, foi campeão do Torneio Independência da ACEP, em 1952, do torneio Monte Castelo, Confraternização e Irmãos Romanel, em 1946. Maximino Zanon, em 1948, e Moisés Lupion, em 1954. Levantou o Torneio Início em cinco oportunidades: 1942, 1944, 1946, 1947 e 1950. Além de vários vice-campeonatos e o título de aspirantes em 1953. O 5 de Maio encerrou suas atividade oficiais em 1970 , deixando uma lacuna difícil de ser preenchida.

5 de Maio teve sua época de glórias nos anos quarenta.

Celeste

Outro clube de jornadas brilhantes foi o Celeste F.C., do bairro Bigorrilho, que revelou o goleiro Hamilton Probst, grande ídolo do Coritiba, Renato Requião, Calita, Altemir e Douglas, entre outros. O Celeste, fundado em cinco de maio de 1943, encerroou suas atrividades após a temporada de 1960. Ficou na saudade.

Outros aniversariantes

Aquidaban, Batelzinho, Bandeirantes da Vila LIndóia, BECA (Capão da Amora), Universal do Prado Velho, América do Alberto Parolin.(Vila Capanema), Combate Barreirinha, Poty SC da Galícia, Olaria F.C., Bacacheri A.C., B.E.Morgenau do Cristo Rei. Arbesc do Sítio Cercado e Ponte Preta do Sítio Cercado.