Clássico dos Italianos

Em 1959, Iguaçu e Trieste fizeram o clássico em uma final pela primeira vez. Foto: Levi Mulford

Iguaçu e Trieste decidirão o título máximo suburbano pela sétima vez, no chamado ‘Clássico dos Italianos’. A primeira decisão entre as duas tradicionais equipes de Santa Felicidade aconteceu no ano de 1959, quando foram disputados três jogos em estádios da divisão profissional.

No dia cinco de dezembro, no Orestes Thá, as duas equipes ficaram no 2×2. No dia 12, no Joaquim Américo, um novo empate, agora por 0x0. A grande final foi no dia 19, no Belfort Duarte, atualmente o Couto Pereira, quando o Iguaçu venceu por 3×1 e foi campeão.

Time campeão: Adir, Calixto, Alcides, Zé Luiz, Mário, Budel, Ezequiel, Guitcha, Sílvio, Rubinho e Gauchinho. Técnico: Mário Rosseto.

Segunda final

A segunda decisão aconteceu em 1963 e também foi definida em três jogos. O primeiro foi no dia 12 de maio, no Belfort Duarte, com o Iguaçu vencendo por 2×1. No dia 19, na Vila Capanema, o Trieste ganhou por 1×0. O terceiro confronto foi novamente no Belfort Duarte, quando o Iguaçu fez 2×1 e mais uma vez foi campeão.

Time campeão: Romeu (Dirceu), Paulo, Renato, Mário, Nelson, Aleixo, Zé Luiz, Raul, Osmar, Bággio e Sardinha. Técnico: Virgílio Fogiatto.

Terceira final

A terceira aconteceu em 1967, com o Iguaçu mais uma vez levando a melhor. No dia 8 de janeiro, a equipe goleou o Trieste por 4×0, no Centenário do Ahú. No dia 15, o Trieste forçou o terceiro jogo, ao ganhar por 2×1 no Joaquim Américo. Mas no último confronto, no dia 22, novamente no Centenário, Iguaçu 1×0 e campeão mais uma vez.

Time campeão: Romeu, Agostinho, Dural, Ernesto, Rubens, Zé Maria, Nascimento, Jair, Fontanelli, Bozza e Gilson. Técnico: Joel Toaldo (Bepite).

Quarta final

O Trieste só foi levar a melhor em uma final diante do maior rival em 1969. Na ocasião, foram apenas dois jogos necessários para o clube levantar a taça. O primeiro duelo aconteceu no dia 24 de agosto, no Francisco Muraro, e o Trieste venceu por 2×1. A volta aconteceu no dia 31, no Egydio Pietrobelli, e acabou empatado em 1×1.

Time campeão: Renato, Veri, Zé Mário, Sérgio, Altair, Valdo, Roberto Pigue, Zequinha (Irala), Paulo Roberto, Genival e Acyr (Carioca).

Quinta final

Em 1972, o Trieste voltou a ser campeão, mas, dessa vez, em jogo único. No dia 20 de agosto, bateu o rival Iguaçu por 2×1, no Francisco Muraro.

Time campeão: Lourival, Veri, Sérgio, Carlinhos, Fonti, Roberto Pigue, Valdo, Breda, Genival, André e Altair. Técnico: Francisco de Paula (Chiquinho).

Sexta final

O último encontro dos italianos em uma final foi em 1977, outra vez em jogo único. No dia 24 julho, o jogo terminou empatado em 1×1, n Erondy Silvério, com o Iguaçu tendo a vantagem e sendo campeão.

Time campeão: Edson, Haroldo, Carlos Alberto, Chacho, Biscui, Ronaldo, Toninho (Sílvio), Stofella, Nico, Anjinho e Cruz (Carlinhos). Técnico: Mário Rosseto.