Aonde anda o Barigüi?

O antigo e tradicional União Barigüi, fundado em 9 de setembro de 1946, alcançou grande destaque nos campeonatos da suburbana a partir da temporada de 1948, quando foi um dos fundadores da terceira divisão.

Disputava campeonatos no acanhado Estádio Plínio Costa inaugurado em 1961 com o jogo amistoso do clube local contra um time misto do Coritiba FC. O local não era muito apropriado para o futebol pois, quando chovia, ficava alagado por causa da proximidade de um rio. Somente em 1976 o grande sonho de construir um estádio à altura de suas tradições foi alcançado.

O Estádio Aldo de Souza Lobo foi inaugurado no dia 28 de março de 1976, posteriormente mudando sua denominação para Estádio Antônio Rodrigues da Silva. Jogo inaugural: Barigüi x Santa Quitéria.

Foram construídas arquibancadas e muitas benfeitorias, inclusive iluminação para jogos noturnos, o que aconteceu em 27 de outubro de 1988 com o jogo Barigüi x Morumbi. Na história do clube tricolor consta como seu primeiro presidente o desportista Wadislau Richter e o último foi o conhecido Carlos Alberto Franco que, depois de duas fusões (Sociedade Santos Andrade em 1990 e Sociedade Seminário em 1997), licenciou o clube junto à federação, o que se prolonga até os dias de hoje, sendo muito lamentada a ausência do referido clube nos campeonatos oficiais.

Felizmente o belíssimo estádio ainda está lá, porém, sem competições oficiais.

União Barigüi FC disputou campeonatos de 1948 a l990. Barigüi Santos Andrade (1991 a 1997) e Sociedade Esportiva Barigui Seminário (1998 a 2000). Quando vai voltar?

O returno da 2.ª fase da especial terá seqüência neste final de semana com os jogos: Renovicente x Combate Barreirinha (preliminar: Pilarzinho x Combate), Urano x Trieste (adultos e juniores), Capão Raso x Vila Hauer (preliminar Expressinho x Vila Hauer) e Vila Fani x Bairro Alto (adultos e juniores).

Finalmente está escalada a rodada inicial da 2.ª fase da 1.ª divisão.

O São Paulo foi punido com a perda de seis pontos e cedeu a classificação para o Grêmio Ipiranga.

A rodada ficou assim

Grupo D: Olimpique x União Ahu (mesmos clubes na preliminar de juniores), Sergipe x Osternack (preliminar: Imperial x Osternack).

Grupo E: Novo Mundo x Arbesc (preliminar: mesmos clubes) e Boqueirão x Caxias (prel.: Olaria x River).

Grupo F: Bangu x Iguaçu (prel.: mesmos clubes), Uberlândia x Gr. Ipiranga (Prel.: mesmos clubes).

Repescagem: São Paulo x Santíssima Trindade, Olaria x Tanguá e River x Imperial (apenas adultos).