Pagando o pato

Alguém já lhe disse que você está ficando velho?

Sim, basta dar uma olhada no espelho.

Mas o que você tem feito para que isto aconteça com dignidade?

Muito da atenção médica é voltada para os idosos. Não somente pela sua fragilidade, mas pelo exagero de doenças crônicas que acometem os mais velhos. Hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, osteoporose… mais do que um país de idosos, o Brasil está se tornando um país de doentes.

Existe uma expressão para se referir à terceira idade que considero curiosa.

‘Melhor idade’.

Mas melhor idade em qual sentido? De ‘melhor’ cliente para as farmácias? De ‘melhor’ paciente para os planos de saúde?

Atendo a idosos que gastam fortunas com medicamentos e convênio médico e conheço idosos que tentam sobreviver de algum modo ao SUS.

Adoecer seria então sinônimo de envelhecer? Não mesmo.

Contudo, é preciso dizer que o brasileiro costuma envelhecer muito mal. Em grande parte por cultivar uma vida de hábitos nocivos, sem sequer imaginar que um dia alguém precisará pagar pelo pato.

Precisamos combater essa cultura tosca de que todo idoso precisa ficar deitado em casa, tomando medicamentos e assistindo novela mexicana. Mais que isso, precisamos propagar a ideia de que é possível prevenir e não apenas remediar.

O texto de hoje não é direcionado só para os mais velhos. É apontado e disparado também para os mais novos, que são os responsáveis pelo plantio e cultivo da vida que será colhida no futuro.

Comece a investir na sua saúde hoje!

Afinal, e lá no final, o pato sempre será seu.

E de mais ninguém.

Voltar ao topo