Só 3 sálarios não dá

Só 3 sálarios não dá
Foto: Pixabay

Estudo conduzido pela Allianz da Alemanha revela que a Austrália possui a melhor previdência do mundo. A seguir, a Suécia e a Nova Zelândia.

Ter o melhor sistema previdenciário não equivale a pagar maiores aposentadorias, mas sempre ter condições de pagar as aposentadorias prometidas, sem diminuí-las. E tratar com seriedade o aumento da longevidade.

A liderança da Austrália baseia-se numa estrutura dualista. Como nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Irlanda e na Holanda, a previdência pública cobre apenas as necessidades básicas. Ou seja, evita a pobreza na velhice. Qualquer rendimento adicional, para manter o padrão de vida, vem de uma previdência complementar do setor privado e não do governo.

No Brasil, não por planejamento, mas por incompetência na gestão da previdência social, também caminhamos para um sistema público que vai pagar aposentadorias básicas, que manterá o padrão de vida só das classes D e E.

O INSS já pagou 20 salários de aposentadoria, hoje o teto é de 5,9 salários e, em 30 anos, serão só 3 salários.

O crime não é pagar só isso- pois todos os países desenvolvidos pagam isso – mas não alertar o trabalhador a buscar o complemento desde o primeiro emprego. Porque não se acumula poupança previdenciária em 5 anos.

E para quem foi pego nesta armadilha, existe saída? A que eu digo sempre: se você se aposentou precocemente, continue trabalhando e vire investidor, aplicando toda a aposentadoria do INSS numa previdência privada. Não conte com ela até a hora que decidir parar definitivamente. Não mude seu padrão de vida, com as duas rendas – a do trabalho e a da aposentadoria – pensando que ganhando mais pode gastar mais.

Quem fez isso se arrependeu, pois nunca mais vai conseguir parar de trabalhar. Vai morrer trabalhando, pois se parar vai ter que viver só da renda do INSS e passar necessidades na velhice.

Lá na frente, por exemplo, com 65 anos de idade, aí sim poderá parar definitivamente e contar com 2 rendas, a do INSS e a da Previdência Privada.

Uma dica: aplicando integralmente a aposentadoria do INSS num fundo de pensão por 10 anos, a poupança previdenciária acumulada e investida nesse período dá origem a uma aposentadoria de igual valor à do INSS no fundo de pensão.