enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Renato Follador

Previdência: um dia você vai precisar dela

Renato Follador

Tudo o que você precisa saber sobre aposentadoria, reforma da previdência social e previdência privada. Tire suas dúvidas sobre o INSS com Renato Follador!

Reformar ou Quebrar

  • Por Miguel Andrade
Reformar ou Quebrar
Foto: Pixabay

Brasília voltou à correria na tentativa de aprovar alguma Reforma da Previdência ainda este ano. Se a proposta do Governo era ruim, a dos Deputados não ficou atrás.

A Proposta é confusa, terá que ser revista logo, é inconstitucional e tecnicamente pobre. Só em uma coisa o Governo está certo: a Previdência Social tem que ser reformada e não há tempo a perder!

De tudo que está sendo proposto, se fosse necessário escolher um único item, não há dúvida, seria a instituição da idade mínima.

E é justamente com isso que a maioria das pessoas está preocupada. Não pensam que ao se aposentar com 50 e poucos anos vão receber tão pouco que precisarão continuar trabalhando e contribuindo para o INSS! O que está em jogo é, na verdade, o valor que vão receber de aposentadoria, e o fato de que sem a Reforma, a previdência vai quebrar e, com ela, vai quebrar o país.

Já os sindicatos continuam com a ladainha de que a reforma prejudica os pobres, que nunca conseguirão se aposentar.  Pobre já se aposenta para lá dos 60 anos.

Segundo o PNAD do IBGE, 86% das aposentadorias por tempo de contribuição foram concedidas para não idosos, com menos de 60 anos. E, desses, 78% estavam entre os 30% mais ricos.

A taxa chega a incríveis 90% quando inclui os que continuam trabalhando e contribuindo depois de aposentados.
Já, os mais pobres, que não têm uma carreira estável e documentada, e que por vários períodos estão desempregados, só se aposentam por idade aos 65 anos os homens e 60 as mulheres.

Pois é. O que vemos é o corporativismo de algumas categorias que manipulam as informações, não protegem os mais desvalidos e prejudicam o país, pois sem reforma não há mais investimentos e, logo aí à frente, não haverá nem salário ou aposentadoria.

Exemplos não faltam de países que não fizeram o dever de casa. E sempre quem paga a conta é o trabalhador.

A Argentina, quando estava quebrada, há alguns anos, reduziu as aposentadorias em 50%. De um mês para o outro, os velhinhos de lá tiveram que se virar com metade do que ganhavam.

A Grécia, país da zona do euro, primeiro mundo, cortou em 20% as aposentadorias acima de € 1,2 mil mensais e 40% das aposentadorias acima de € 1 mil pagas a aposentados com menos de 55 anos

O Brasil já está na mesma situação! Olhem para o que já acontece no Rio, em Minas e Rio Grande do Sul. É gente, passou a hora de reclamar! Agora, se nada for feito, quebra a previdência. Aí é trabalhar até morrer.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

1 Comentário em "Reformar ou Quebrar"


CARLOS CÉLIO
CARLOS CÉLIO
8 horas 34 minutos atrás

Bom dia… Tenho os requisitos para me aponsentar (55 anos + 35 Contribuição)., Caso a nova Proposta da Reforma previdenciaria seja promulgada no ano que vem… Como fica meu caso? Poderei aguardar a SOMA 95 para me aposentar com 100%. ou estarei sujeito a Nova Lei da aposentadoria?

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Dartagnan

Triboladas

Dartagnan

O mundo do Darta e seus amigos. Piadas, abraços, memes e muito humor

·

Vai faltar

Levi Mulford

Suburbana

Levi Mulford

Notícias e curiosidades do futebol amador, jogado nos bairros de Curitiba. Campeonatos, tabelas e fotos antigas .

·

Fechamento festivo

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Opiniões, crônicas e informações exclusivas sobre o mundo do futebol, em especial o Atlético Paranaense.

·

Fatos

Últimas Notícias

Mais comentadas