Os benefícios do INSS

Por que a conta não fecha
Foto: Jonathan Campos

Quando se fala em Previdência Social, todo mundo pensa em aposentadoria ou no máximo em pensão. Isso faz com que as pessoas achem que o INSS é apenas para o futuro.

Esse conceito está errado. Existem alguns benefícios no INSS que o segurado pode requerer a qualquer momento, caso necessite. Para isso, basta estar inscrito na Previdência Social e contribuir mensalmente. Mas é preciso cumprir as carências exigidas.

Carência é o tempo mínimo de contribuição que o trabalhador precisa comprovar para ter direito a um benefício previdenciário e varia de acordo com o benefício solicitado.

Atualmente, o INSS concede 10 tipos de benefícios. As aposentadorias por tempo de contribuição, por idade, especial ou por invalidez e a pensão por morte. E os auxílios como o auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, salário-maternidade e salário-família.

Você pode consultar as carências detalhadamente no site da Previdência Social.

Outra coisa que muita gente não sabe é que o trabalhador pode se aposentar e continuar trabalhando. Inclusive na mesma empresa.

A única aposentadoria que exige que o empregado se afaste do emprego é a aposentadoria por invalidez, uma vez que a incapacidade é fator determinante para concessão desse benefício. Mas se a aposentadoria.

por invalidez for extinta, a volta ao trabalho é permitida, pois caracteriza a recuperação física.  O aposentado que continua trabalhando tem que continuar contribuindo. Porém, isso não resultará em aumento de seu benefício e não dará direito a mais um benefício no futuro.

E se o aposentado que está trabalhando e contribuindo ficar doente, não tem direito ao auxílio-doença, pois não é permitido o recebimento de duplo benefício, como uma aposentadoria de qualquer tipo e o auxílio-doença.

Também não é permitido receber duas aposentadorias pelo INSS ou acumular benefícios no caso de pensão deixada para cônjuge ou companheiro que já receba uma pensão. Tem que ser feita a opção por um dos benefícios.

Mas veja bem, se o marido contribuiu para o INSS e se aposentou e a mulher também contribuiu e faleceu, ele pode receber junto com sua aposentadoria, a pensão deixada por ela, pois houve contribuição para os dois benefícios.

Por isso digo: não dá para pensar no INSS só na hora de se aposentar. É preciso estar atento e informado. Qualquer dúvida, ligue para o 135, o número da Previdência. Ou pode me perguntar que eu respondo.

Voltar ao topo