O cafezinho do gerente

Foto: Arquivo

Recebi a ligação do gerente do banco me oferecendo uma linha de crédito. Disse que o sistema informou que eu havia feito uma simulação de crédito no internet banking. Não fiz. Essa e outras são as formas criativas de abordagem que utilizam para chegar até o cliente e oferecer seus produtos. Como se jogassem a linha com a isca e esperassem. Algum peixe há de morder. Não critico a atuação desses profissionais. Eles precisam cumprir metas. Seus empregos dependem disso. Mas sempre repito: O cafezinho mais caro do mundo é o do gerente do banco.

Ele é pago pelos banqueiros com a finalidade de vender seus produtos financeiros e os gerentes precisam empurrar, goela abaixo de nós, papéis que rendem muito ao banco e quase nada para o cliente. Vão aqui alguns exemplos: título de capitalização, caderneta de poupança, seguro, cartão de crédito, CDC (crédito direto ao consumidor) e previdência privada.

Com o título de capitalização você contribui por 48, 60 meses, com um valor mensal, concorre a prêmios de R$ 200 mil, R$ 500 mil, semanalmente, e isso é uma tentação. Ocorre que é loteria e quando você for resgatar o que contribuiu, das parcelas de contribuição mais antigas receberá somente um percentual. Da primeira, por exemplo, é só uns 10% e apenas da última devolvem os 100%. Resumo: você investe para arriscar ganhar na loteria e com a certeza de que vai receber menos do que contribuiu.

Olha, seria muito mais barato fazer uma aposta na lotérica toda semana. Caderneta de Poupança, na maior parte do tempo, paga só a inflação e crédito, aqui no Brasil, seja cartão ou empréstimo, tem a mais alta taxa de juros do mundo. Seguro, é importante, mas se você fizer em grupo é mais barato. E sempre é possível participar de um grupo, seja em uma associação, cooperativa ou mesmo através de um Plano Cooperativo de Previdência.

Por fim, com raras exceções, a previdência privada dos bancos tem taxa de administração ainda muito elevada. Em média 3% e, depois de 35 anos, o banco fica com metade de tua poupança previdenciária. Olha, é melhor e muito mais barato tomar um cafezinho na cafeteria ou na padaria da esquina.