Tá tudo provado, presidente

Você é daqueles que ficaram assustados com a condenação de Lula ou flerta com a turma dos entusiasmados com a Lava Jato? Continua achando que Luiz Inácio e seus aliados não passam de perseguidos políticos ou os vê como bandidos que devem apodrecer na cadeia? A recente decisão tomada em Porto Alegre, pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), incendiou o país.

Ocorre que a análise mais correta dos fatos não pode se pautar por paixões ou opiniões particulares. Ou de horda de qualquer cor. O ex-presidente, do país, do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Sindicato dos Metalúrgicos do São Bernardo do Campo-SP, teve sua condenação confirmada em segunda instância. Em processo que tramitou por longos meses.

Foi denunciado e julgado em primeira instância. Condenado a pouco mais de 9 anos de prisão, recorreu ao TRF4. Tendo o processo analisado por um colegiado, sofreu revés unânime, com caneta ainda mais pesada que lhe deu três anos adicionais de reclusão.

Ficou com pouquíssimas armas. Basicamente com o tal do embargo declaratório, que permite aos seus advogados interpelarem o juízo sobre algum ponto da sentença que não tenham compreendido direito. E só!

O fato incontroverso, e que mais nenhuma instância do nosso sistema jurídico pode mudar, é que Lula restou culpado pela denúncia relacionada ao caso triplex. Dizer que isso aconteceu à margem de provas mínimas é derrapar no campo do achismo.

Documentos

O processo traz fartura de provas quanto às propostas de compra assinadas pela esposa de Lula, as negociações com a empreiteira OAS, que assumiu a obra que era de uma cooperativa bancária, trocas de e-mails, detalhamento de todas as personalizações feitas pra agradar o “chefe e a madame” (era assim que Lula e Maria Letícia eram tratados), notas fiscais de compra de eletrodomésticos e muitos depoimentos que se encaixam como luvas.

Uma conta que bateu em R$ 2,25 milhões, retirados de uma conta corrente que totalizou R$ 16 milhões, alimentada por crédito de propina gerado pelas obras da Refinaria do Nordeste Abreu e Lima. Dinheiro sujo da OAS pro PT.

Ali na frente Luiz Inácio será preso. Outros tantos ainda serão. Que continue a limpeza, pois a justiça, assim como o Brasil, é de todos.