Mãos ao alto. Bandidos à solta

A ousadia dos bandidos está passando dos limites. Se é que há limite. A luz do dia já não amedronta, o alto giro de pessoas tampouco afugenta. Está virando moda invadir lojas com carros, puxar armamento pesado em shopping e bater de frente com a polícia em supermercado. Pela manhã, à tarde, pouco importa. Ao povão, sobra o medo.

A última semana terminou com mais um desses casos. Ali no Big do Boa Vista. Estabelecimento gigante, com amplo estacionamento e muita gente circulando, o dia todo. Pois logo depois do almoço os marginais resolverem agir. De cara limpa, quatro marginais deram voz de assalto no setor de eletrônicos. Mas toparam com um policial civil, que fazia compras naquele momento. De folga, mas armado, meteu bala nos meliantes. Um morto e três presos foi o saldo, somado a uma centena de pessoas assustadas.

Curiosamente, na mesma hora a Secretaria de Estado da Segurança Pública havia marcado uma entrevista coletiva para tratar do assunto. Pois nos últimos dias vários casos semelhantes apavoraram a cidade. O Shopping Crystal, ali no Batel, foi alvo de dois desses ataques. No Capão Raso o Palladium, que vive lotado, também serviu de palco pra momentos de horror total.

Ainda na sexta, horas antes da coletiva oficial e do segundo roubo do dia, no Big, outro supermercado foi violentamente visitado. Do Condor do Bom Retiro os fora-da-lei levaram vários celulares. À luz do dia!

Perdeu-se totalmente o respeito. Pelas leis, seus representantes, a sociedade e até pelo sol. Breu e escuridão já não são mais requisitos básicos para o crime.

O que fazer?

É necessário dar resposta rápida, a fim de cessar com o surto criminoso. Que as equipes de inteligência das nossas forças policiais atuem pra descobrir os integrantes dessas quadrilhas e desmantelá-las uma a uma. Curitiba não pode tornar-se terreno fértil pra desocupados e adoradores da vida fácil.

Não podemos ficar assistindo a trocas de tiros em praças comerciais, sob risco constante de ver uma pessoa de bem alvejada enquanto compra pão e leite.

Voltar ao topo