Aécio Neves deveria estar preso

Como entender que o principal acusado continua livre, e a coadjuvante no crime segue encarcerada? Pode isso, Arnaldo? No Brasil, infelizmente, tudo pode. Dentro da lei ou fora dela. Pois, no país das mamatas, a lei vale pra poucos. Quando não é possível por baixo do pano, dá-se um jeito às claras mesmo. Basta interpretar as regras. E encontrar um juiz que concorde.

Aécio Neves é um dos figurões com mais inquéritos ativos no Supremo Tribunal Federal. Só no âmbito da Operação Lava Jato são cinco. O mais recente fruto das delações em torno da empresa JBS e seu dono, Joesley Batista.

O mineiro aparece em gravações, claramente negociando grana suja. É apontado como principal beneficiário de R$ 2 milhões. A voz dele está lá. Pois ele está solto, ainda, apesar dos insistentes pedidos da Procuradoria Geral da República.

Sua irmã, Andrea, foi recolhida assim que a bomba estourou. Sua voz também decora os áudios. O irmão famoso ainda trajava o protetor mandato de senador. Ela já pediu pra sair do xadrez, Aécio foi afastado do Senado. Ela continua presa, ele solto.

Argumentos

Novo pedido de liberdade dela foi tentado antes do feriadão. A primeira turma do STF, em maioria, negou. Note só os argumentos do ministro Alexandre Morares, que defendeu a soltura: “Obviamente, por uma questão lógica, se aquele que é o autor apontado pelo Ministério Público na denúncia oferecida, que é o senador Aécio Neves, está em liberdade, não seria lógico supor que uma partícipe, como o próprio Ministério Público coloca na denúncia, seria causadora de possível obstrução de Justiça, como vossa excelência citou, ela não é parlamentar, ou que a soltura dela viesse a possibilitar a destruição de provas quando o autor principal, segundo o Ministério Público, está solto.”

Não se está aqui tentando salvar a moça. Muitos dos envolvidos nos atuais escândalos da nossa política já demonstraram alta capacidade de continuar delinquindo, mesmo ao longo das investigações. Mas se ela tem este poder, o que pensar do senador afastado? Difícil acreditar que ele não esteja por aí eliminando provas ou tramando por sua defesa.

Pro bem das investigações, Aécio deve ser preso.