Preço imposto pelo imposto

 

Semana passada perguntamos se você estava feliz com o preço dos combustíveis. A resposta é óbvia. Agora, o questionamento é outro: está conseguindo tocar a vida, em função da bronca iniciada por causa do preço dos combustíveis? O país vive mais uma crise que evidencia a total ineficiência do poder público em lidar com situações de estresse. E quem paga a conta? Você!

A conturbada semana atingiu níveis preocupantes de saturação em diversos setores. Os caminhoneiros conseguiram parar o país. E sabe o que é pior? Avisaram que fariam isso em outubro do ano passado. Lá atrás, pouco tempo depois de a Petrobras anunciar sua nova política de preços, lideranças do setor dos transportes e sindicatos de motoristas se reuniram com o governo. Falaram com todas as letras: “vai dar caca”.

Naquele momento os aumentos já ultrapassavam 20%. Hoje chegam a 50%. E deu caca. Estradas, carretas, pneus e muito diesel formam o modal primordial que movimenta as engrenagens do país. Difícil lembrar de algo que não dependa, em alguma medida, disso tudo. E alguém na boleia.

O caos ganha amplitude. Não é só posto de combustível sem produto pra vender. É hospital sem oxigênio e suprimento de socorro, açougue sem carne, padaria sem trigo pra fazer pão. À medida em que os estoques findam, e não acontece a reposição porque os centros de destruição se esvaziam, necessidades básicas correm risco.

Até lixo vira problema, pois em virtude dos bloqueios impostos pelos caminhoneiros, os caminhões de coleta não estão conseguindo chegar no aterro sanitário pra descarregar. Cheios, ficam nos pátios e não podem retornar às ruas.

Incompetência

O maior problema de tudo isso já citamos acima. O governo federal patinou e agora, pressionado, se vê obrigado a ceder tudo e mais um pouco pra administrar e resolver a questão. Em tudo, não abre mão da arrecadação. Tira daqui, compensa dali.

Se a política de mercado da Petrobras é compreensível – é assim que funciona mundo afora -, o mesmo não se pode dizer das regras fiscais impostas pelo poder público. O assunto do momento é combustível, mas isso vale pra tudo. É penduricalho assistencial pra tudo que é lado. PIS, COFINS CIDE. Sopa de letrinhas que afana seu bolso e banca serviços públicos de péssima qualidade.

O país parou. E vai parar mais. A paciência dos cidadãos de bem está no limite.