enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Marcelo Kasprzak

O mundo é seu viaje

Marcelo Kasprzak

Viagem e turismo

Taiti x Maldivas

  • Por Tribuna do Paraná

  X  

A disputa do Azul sem fim !

     Existe uma rivalidade natural entre o arquipélago da Polinésia e o arquipélago das Maldivas ( entre outros ). A grande diferença é a popularidade. Foi a minha ida para as Maldivas que me obrigou a ir tirar a dúvida ( ou aumentá-la ) sobre qual é o arquipélago mais lindo da terra ( relativamente falando ) … uma competição justa e eleger o melhor entre os dois é muito pessoal, lembrando que existem outros no mesmo nível escondidos pela imensidão dos mares … 

   x 

     São os lugares de sonho de todo ser vivo. As praias e charmosos bangalôs sobre o mar são mostradas em todos os cantos do mundo. Com certeza o Taiti ou Tahiti ( ou Polinésia Francesa ) são as ilhas mais famosas do Pacífico, por isso as mais visitadas. Se você gosta mais de agito e montanhas, ficará com essa opção devido ser bem mais conhecida e comprovadamente é uma paisagem estonteante de linda. Se quer ficar mais isolado em ilhas bem menores, Maldivas ( ou Maldives ) é sua escolha, o país mais plano do mundo. Outra diferença é a rota a seguir ou o oceano ou continente onde se localizam, ficam bem distantes um do outro. O Tahiti fica no Pacífico e em relação ao Brasil fica a oeste ( mais cedo – retrocedesse no tempo ) e as Maldivas fica no Índico, a leste do Brasil ( mais tarde – adiantasse no tempo ), cerca de 8 horas de fusos para ambos os lados, não em tempo de vôo que vai ser ” um pouquinho mais ” …rs, prepare-se para uma grande jornada, mas não tenha dúvida que qualquer lado que for será ma-ra-vi-lho-so !

   x   

     O Tahiti é muito mais conhecido, talvez mais ” chic ” … as Maldivas são pouco badaladas e por isso pode lhe causar até mais atração. É tão desconhecida que o Best Seller ” Mil lugares para conhecer antes de morrer ” inacreditavelmente nem comenta !

  x

     O Tahiti já foi visitado por quase todas as grandes celebridades no mundo … já as Maldivas há de ser descoberta por algum milionário ( ou bi… ). Tomara que ache por aqui e mande uma passagem de cortesia … rsrs … é um lugar que sempre vou querer retornar. Por favor, não confunda com as Ilhas Malvinas (  Falkland Islands ) que pertence à Inglaterra e foi tema internacional na guerra de mesmo nome em 1982 quando a Argentina tentou tomar posse das ilhas por se localizarem geograficamente próximas no sul do continente americano. Já ouvi muita gente confundir e até já vi fotos com os nomes trocados … são muito diferentes ! Alguns cruzeiros aportam na capital Malé, mas não é um destino para se chegar de navio e sim pelo ar, pois a visão que se tem do avião é absolutamente imperdível ! Sente-se na janela e surpreenda-se com a maior beleza natural do planeta !! Um lugar onde fotoshop estraga a foto ! Não foi a toa que ficou entre as Maravilhas da Natureza, pode acreditar ! O piloto tem de aterrissar praticamente num ” porta aviões estático “, pois as ilhas são extremamente pequenas, send,o muitas delas desabitadas. Portanto não é difícil ver ilhotas perdidas isoladas sem ninguém, muito menos aqueles bancos de areia no meio do idílico oceano com uma transparência de dar dor nos olhos devido a reflexologia que causam as areias brancas parecendo talco nos Resorts que ficam cada um em uma ilha lhe proporcionando uma ampla escolha de opções para pernoitar. É ponto obrigatório de férias para quem queira se isolar do mundo, ter a sensação de estar realmente no paraíso, se sentir em paz com Deus ou ainda se sentir numa verdadeira ilha da fantasia !

Destaco a vantagem financeira de fazer um cruzeiro, caso contrário gasta-se mais para ir para essas pérolas ou ilhas de sonhos. A Polinésia Francesa possui o apelido de Estrelas do Pacífico. As Maldivas são as Flores do Índico … ou ainda qualquer encanto de palavra que você encontre para ” tentar ” explicar o que vai sentir ao se deparar com as praias e cores dos azuis das águas que vai ver. Literalmente se põe em prática a frase : ” De navio, cada dia um novo paraíso “. Pois se escolher navegar terá a oportunidade de acordar cada dia em uma linda ilha diferente. Se escolher um resort ( todos são excepcionais ) … vai ter a sensação de dormir sonhando e acordar no mesmo sonho … ( !? ) …     

     Com seus dialetos e culturas próprios, possuem o inglês amplamente difundido devido aos turistas que procuram esses paraísos distantes. Ricardo Freire citou em seu blog … um lugar LLL ! ( Lindo, Longe e Louco de caro ! ). É necessário um grande esforço para quem não é abonado ir conhecer todas as ilhas, já que de navio isso é mais facilmente possível e outra vantagem é não ter de ficar na correria de desfazer e refazer malas.  Aconselho conhecer todas as ilhas que puder e se possível ambos os arquipélagos.

   x

Papeete é a capital Tahiti e a porta de entrada para este sonho, onde se ganha um colar de rosas de boas vindas ( verdadeiras e muito cheirosas ). E quem falar que vai ao Taiti ou Tahiti, pode na verdade estar indo apenas a uma ilha, o que é quase improvável mesmo, mas há uma ligeira confusão entre os nomes : Taiti e Polinésia. É como habito dizer apenas Taiti, tanto que a maioria das fotos que aparecem quando se falam em Taiti são da ilha de Bora Bora, pertencente à Polinésia, mas é outra ilha … não a ilha Taiti. Quem diz estar indo à Polinésia Francesa está indo não apenas ao Taiti, está indo para outras ilhas … Ilhas do Pacífico Sul … as ilhas mais isoladas do mundo. Qualquer uma irá ” encher seus olhos “.  Huahine é conhecida como Ilha Jardim, dá para imaginar porque. Minha esposa achou que estava diante da ilha do King Kong, por ser parecida com aquelas ilhas perdidas de filmes, muito característica. Sem dúvida é uma das ilhas mais desabitadas da Polinésia Francesa. Lembre que nas ilhas polinésias é necessário usar tênis de mergulho ou, como eu, condenar um tênis velho à fazer apnéia, já que quase todas as praias são de pedras ou cascalhos e andar descalço é machucar os pés com certeza e usar nadadeiras em certos lugares não é apropriado para não destruir os corais. Rangiroa é um dos pontos mais famosos de mergulho do mundo ( como se as outras ilhas não fossem ). Tem o segundo maior atol do planeta e o snorkel no Aquário de Deus em Tiputa Pass que é absolutamente inesquecível e em mergulho de scuba é possível pr,esenciar vários tubarões que podem chegar a 6 metros ( necessário prudência e cuidado adequado dos mergulhadores ). Sem dúvida é a maior vida marinha de toda a Polinésia e um dos meus lugares preferidos por lá, principalmente pela beleza do Hotel Kia Ora. Fica mais distante do Tahiti no arquipélago de Tuamotu … o navio demora um dia para ir e um dia para voltar partindo de Huahine, devido à distância. Se for para ficar no Hotel, seaplane ( avião que pousa na água ) é mais prático.       

É absolutamente normal as pessoas se empolgarem por um lugar e dizer que aquele sim é o Paraíso. Mas eu, com o conhecimento razoável que tenho de ter conhecido muitos lugares, centenas de pontos de mergulho em todos os continentes e praias paradisíacas, afirmo uma coisa : Não existe nenhum ponto turístico na terra, acessível ao homem comum ( turista ), que defina melhor as palavras Fascinante e Paraíso do que o arquipélago das Maldivas. Pode até ser que algum lugar se iguale ( como pode ser o caso da Polinésia ), mas pela tranqüilidade, isolamento e sossego, desafio qualquer outro destino terrestre ! São aquelas ilhas que aparecem em pinturas, desenhos ou telas de computador, um verdadeiro sonho, só que reais ! Nada de vendedores ambulantes. Nada de bares barulhentos. Nas Maldivas, balada não é opção, é lugar para casal. Nada de som alto em carros, aliás lá eles não existem, exceto na ilha capital ou quem sabe alguns carrinhos elétricos que lhe transportam ao seu bangalô. De acordo com a ONU, o aquecimento global deverá elevar o nível do mar e riscará do mapa este verdadeiro e um dos últimos paraísos do planeta em até meio século. A situação é tão crítica que já estão previstas até compras de terras no Sri Lanka, na Índia e/ou Austrália para que possam abrigar essa nação arquipélago que possui 80% do país com 1 metro de altitude e os outros 20% estão em 2 metros, ou seja, o país está no corredor da morte ! 

Bora Bora é a disparada a ilha mais famosa de toda Polinésia e sempre cotada como uma das mais lindas do mundo. Foi citada no ranking das Maravilhas da Natureza, ficando de fora nas finais, coisa que deve ter deixado muita gente surpresa e decepcionada, inclusive eu.  Para se ter uma idéia da beleza, o filme Encontro de casais ( Couples Retreat – 2009 ), apesar de não ser nenhum grande sucesso,  mostra parte deste paraíso. O nome original era Pora Pora , porém pela má compreensão dos turistas ao dialeto virou Bora Bora. Algumas lendas e habitantes afirmam que a ilha está afundando devido a algumas erupções vulcânicas de milhões de anos atrás. É o lugar mais procurado do mundo para Lua de mel ou bodas podendo ser considerado, mesmo estando em quartos separados, o maior bacanal do mundo !  Um tour ao redor da ilha central ( Vaitape ou Vaitapé ) é imperdível e da para ver alguns canhões instalados por americanos ( total de oito ) na tentativa de dominar a ilha na segunda guerra mundial. Outros tours famosos e imperdíveis são a alimentação de arraias e tubarões para quem tem coragem.  A praia pública de Matira Beach realmente faz juz a fama de ser tão idílica e transparente ( Talvez a mais transparente do Pacífico e do planeta – É incompreensível mais clareza ! ), porém a vida marinha de toda Bora Bora deixa um pouco a desejar, talvez pela própria fama estarem espantando os peixes de lá. É um lugar onde tartarugas estão praticamente extintas ( não vi nenhuma ) devido terem sido comidas pelos próprios moradores. Antigamente eram apreciadas apenas pelos reis. Depois da abolição da monarquia, todo mundo quis provar a iguaria e acabaram com elas. Também eram sacrificadas em oferenda aos Deuses em agradecimento a fa,rtura de peixes … crenças da época. Nas Maldivas vai encontrar muito mais vida marinha … e nem precisa ir longe, pois os corais que poderão estar em frente ao seu bangalô estarão cheios de arraias, tubarões, polvos, moréias, os raros peixes napoleões e até o peixe-palhaço ( o Nemo do desenho ) … nem tudo isso se tem na Polinésia. Mesmo assim, é um lugar que pretendo retornar quantas vezes eu puder …

Moorea é a ilha que já concorreu com Bora Bora ao título de mais linda do mundo, para se ver como o lugar é mágico. E, na minha opinião, como a da maioria das pessoas que conversei e passaram por essas ilhas, Moorea fica sim com a medalha de ouro na Polinésia Francesa no quesito de sua escultura. É lindíssima e podem ser observadas as duas principais baías : Baía Cook e a Baía de Opunohu ( Baie d´Opunohu – significa peixe pedra devido a presença dos mesmos na baía ) Cuidado, pois é o peixe mais venenoso do mundo, pisar nele pode ser fatal.  

Considero essas viagens as mais completas e maravilhosas, Na realidade não há como dizer qual é o arquipélago mais belo ( é mesmo pessoal ). Outra grande vantagem desses destinos tropicais é que sempre é ” verão ” o ano inteiro, mesmo em épocas diferentes dá para aproveitar sem aqueles medos que temos quando pretendemos ir a algumas praias e ficarmos presos em casa por causa de chuvas. Nesses paraísos a chuva é até bem vinda, pois se chove, logo em seguida o sol dá a sua benção.  Ao deixar a Polinésia, na saída de Papeete ( Tahiti ), receba com orgulho o colar de conchas para a despedida. Muitos acreditam que é para você retornar … eu já estou planejando meu retorno … só não sei ao certo para onde … TAITI ou MALDIVAS ?

www.tahiti-tourisme.com  x  www.visitmaldives.com 

 

www.youtube.com/watch?v=sukJc2yILFo&feature=related

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 04/03/2012 > Os 10 maiores e menores países do planeta !

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas dos blogs

Angelo Binder

A fama é sua

Angelo Binder

Tudo sobre os bastidores da TV, principalmente novelas

·

Rodrigo Hilbert é até ator, você sabia?

Levi Mulford

Suburbana

Levi Mulford

Notícias e curiosidades do futebol amador, jogado nos bairros de Curitiba. Campeonatos, tabelas e fotos antigas .

·

45 anos de história

Cadu

Cozinha do Cadu

Cadu

Este canal é dedicado aos apaixonados pela culinária e que fazem do prazer da boa comida um estilo de vida.

·

Receita de Lombo suíno Recheado e Vegetais Assados

Últimas Notícias

Mais comentadas