Jóias do Índico ( ? )

     Nem sempre as viagens são totalmente positivas ou totalmente satisfatórias. Uma grande dica de aprendizado é não criar muitas expectativas para não se decepcionar. A pessoa que viaja tem de estar aberta a certos preconceitos e diferenças culturais que podem lhe deixar até horrorizados. Isto é África ! 

    MAURÍCIA      

     Meu oitavo cruzeiro foi no oceano índico, sul da África, partindo das ILHAS MAURÍCIO ou MAURÍCIA ou MAURITIUS, capital Port Louis, navio Costa Romântica por 14 noites. É importante citar a importância de escolher o navio também por sua categoria, além do roteiro ( dentro do possível ), pois este navio deixa um pouco a desejar em comparação a outros de mais alto nível. Foi o primeiro cruzeiro onde vi permitirem fazer topless, mas não pense que vi as coelhinhas da playboy … rs … 

     As ” Ilhas Maurício ” são formadas pelas Ilhas Maurícia ( principal delas que dá o nome ao arquipélago ), as Ilhas Cargados Carajos ou Carajós e Agalega. Foram descobertas por portugueses, sendo colonizadas primeiramente pelos holandeses, daí o nome em homenagem a Maurício de Nassau. Maurícia é uma ilha relativamente grande com mais de um milhão de habitantes e foi tomada por franceses que mudaram o nome para Îlle de France e mais tarde dominada pela Inglaterra, retornando ao nome inicial antes de sua independência atual. Um detalhe curioso a se destacar é como os portugueses, grandes navegadores da antiguidade, descobriram vários lugares pelo mundo e acabaram por perdê-los politicamente. Se isso não acontecesse, a língua portuguesa seria mais difundida e falada pelo mundo.

A atividade vulcânica está em várias ilhas locais e além de ser considerado um dos melhores lugar para pesca oceânica do mundo, existe também algumas reservas ou parques nacionais para ver leões e outros animais diferentes, uma delas é a Reserva Casela Yemen, além de suas montanhas espetaculares como por exemplo o Monte ou Montanha Rempart que lembra de certa forma ou de determinado ângulo o pico da a ilha de Bora Bora na Polinésia Francesa, assim como o pico de Fernando de Noronha no Brasil.  Porém a vida marinha local próxima a alguns resorts deixa a desejar devido a tanta propaganda onde livros ou sites chegam a citar o céu como cópia do mar local. Um dos lugares mais procurados para quem busca paisagens dos sonhos é Ile Aux Cerfs. São praias cândidas, porém nada assim tão extraordinário, já que existem outros paraísos tropicais mais azuis e com mais vida marinha ( a comparação é inevitável ! ). O Le Preskil Resort é bem limpo e bonito onde o ritmo do atendimento é um pouco lento parecendo o nordeste brasileiro, além de ser um pouco barulhento, já que o som permanece até altas horas … pensei que esse tipo de resort fosse para quem procura sossego e não agitação. Portanto, leve uma boa dose de paciência. O porto local é bem sem graça, chegando a ser ridículo de feio, principalmente se chover e a água ficar barrenta e marrom ( compararando com o azul do céu !? ). O aeroporto em Maurícia é pequeno e não suporta a quantidade de turistas em certas épocas ou horas do dia, um verdadeiro caos onde quase não há lugar nem para sentar no chão, já que a falta de educação mundial padrão de todo aeroporto prevalece com pessoas colocando malas e pés em cima das cadeiras. O Duty Free de ” free “ não tem nada, pois os preços em Euros são aberrantes, bem acima de vários outros lugares. O inglês é ,quase imcompreensível na região e o francês se destaca bastante.   Uma curiosidade é citar que era o lar do maior pássaro que  existiu, o Dodô ou Dodó ou Dronte, o qual é símbolo local. Era uma mistura de galinha com papagaio e um mini-dinossauro. Possivelmente, por não voar é que foi facilmente extinto no século XVII pela ação humana, evidentemente.

www.mauritius.net 

      SEYCHELLES     

É o 15º menor país do mundo espalhado por 115 ilhas e considerado outro paraíso terrestre. O nome SEYCHELLES ou SEICHELES vem de Jean Moreau Séchelles ( ministro das finanças do Rei Luiz XV da França ) e é uma das viagens mais exóticas no quesito praias diferenciais, possuindo praias espetaculares, entre eles o Atol de Aldabra, o maior atol elevado do planeta com árvores de corais que surgem das águas azuis turquesas. Concorreu nas Maravilhas da Natureza ficando de fora das finais e é um lugar bem isolado pouco acessível ao homem, pois não há hotéis em certos lugares privilegiados deste arquipélago enfeitiçado com lendas de piratas, bem exclusivo, caro e pouco conhecido. Este atol fica mais próximo de Madagascar, uma distância considerável de onde se aporta em Seychelles; Victoria, a capital da maior ilha, Mahe. Na realidade é a única cidade, sendo considerada a menor capital nacional do mundo.  Foi o lugar onde o Príncipe de Gales William passou sua lua de mel com a princesa Kate Middleton. A língua oficial é um crioulo local misturado com o francês, mas não é difícil encontrar quem fale inglês, já que o turismo é uma das principais fontes de renda ( se não for a principal ). Mesmo assim, também não é difícil se incomodar saindo por conta mesmo que tenha combinado o preço antes com algum taxista. Sempre querem se aproveitar dos turistas, achando que somos otários. É importante saber se impor e não se intimidar !

Contornei toda a Ilha de Mahe e conheci praticamente todas as praias destacando Port Launay, Anse Royale e Beau Vallou, esta última mais agitada, estruturada com hotel, restaurante e opções de Parasailing ( Paraquedas puxado por uma lancha ) entre outros esportes e diversões aquáticas. A mão é inglesa e possui ruas muito apertadas num sobe e desce de morro com enormes árvores guarda-chuvas ( Umbrella Tree ) características do Morne Seychelloise National Park. E bem em frente Mahe está o Parque Marinho St Anne, porém a visibilidade na água e bem decepcionante, bem pior que as praias acima citada, pois fica muito próximo ao porto e a pescaria pelo que se vê é totalmente liberada.

Na Ilha de  Praslin, a segunda maior ilha do arquipélago, está a Reserva Vallée de Mai, segundo uma lenda, teria sido o verdadeiro Jardim do Éden ( um verdadeiro exagero ), hoje Patrimônio Mundial pela UNESCO. É onde tem um dos símbolos das Seychelles, o côco do mar, a maior semente do mundo que possui um formato um tanto pornográfico e é realmente grande, praticamente uma melancia ! Outro símbolo são as tartarugas gigantes, parecidas ou no mesmo estilo de Galápagos ( publicação específica ).

     Na Ilha La Digue, considerada por muitos a mais linda do mundo, possui a praia de Anse Source D´Argent que está entre as 10 mais fotografadas do planeta e exposta em quadros e fundos de tela de computador. Também destaco a praia de Grande Anse, esta com ondas e muito limpa, porém seja uma ou outra a vida marinha novamente foi muito abaixo das expectativas  onde um básico snorkeling vai lhe mostrar poucos peixes e com muita sorte alguma tartaruga ou arraia perdida. Considerando que o arquipélago é citado como um dos pontos no planeta onde se é encontrado o escasso, lindo e maior peixe do mundo, o Tubarão-Baleia, fica a decepção em virtude de tanta propaganda, novamente com a comparação inevitável com a Polinésia Francesa e Maldivas, ambas muito superior. Na realidade o que faz o diferencial e a fama das Seychelles são os imponentes e cenográficos blocos de pedra esculpidos pela Mãe Natureza, parecendo terem sido pintados pelo vento o qual caracterizam o arquipélago, ficando conhecido como ” As Ilhas de Granito “, de certa forma paradas no tempo. 

  

www.seychelles.travel 

MADAGASCAR

E, ainda no mesmo cruzeiro e viagem, é possível aportar em alguns pontos de MADAGASCAR, a 4ª maior ilha do mundo que foi colonizada pelos franceses e hoje é um país ( ilha ) independente e sem grande destaque para o turismo mundial, ficando afastado(a) da União Africana devido a um golpe de estado em 2009. Também é a ilha mais antiga do mundo se descolando em sua evolução da união entre a África e a Índia há milhões de anos descendo até o sul do índico. O leitor não deve conhecer muita gente que tenha ido ” passear ” em Madagascar, conhece ? Apesar de alguma foto que ainda possa parecer bonita, na verdade não é um lugar para se ir, pernoitar ou passar mesmo alguns dias das suas férias a não ser que passe rapidamente de navio ou seja um pesquisador, biólogo ou repórter com intuito profissional. Eu garanto que será um grande susto ou choque cultural que lhe fará dar mais valor a sua vida e tudo o que tem, pois é um país muito pobre onde o salário mínimo é em torno de 15 Euros e não é vantajoso se aventurar sozinho. Até a alimentação local deve ser evitada !  É outra ilha exótica com atóis isolados conhecida mesmo pelo filme de animação ( desenho ) lançado em 2005 o qual gerou até continuação. Os verdadeiros habitantes ( humanos ) são descendentes dos navegantes polinésios e malásios e o idioma é o malagasy e/ou malgaxe, portanto não será fácil conversar com qualquer nativo, mais um motivo para não desbravar por conta. Madagascar significa Fim da Terra, o que se encaixa muito bem na tradução, pois se trata mesmo de um ” fim de mundo “.  É um grande tesouro de fauna e flora indiscutivelmente o qual possui animais exclusivos e incomuns como os Lêmures ( espécie de primata ou macaco espalhados por toda ilha ) e os delicados, lindos, inofensivos e coloridos Camaleões que mudam de cor e só podem ser avistados aqui e nas ILHAS COMORES ( próxima de Madagascar ), o animal terrestre mais lindo e deslumbrante que pus as mãos ! A diversidade das florestas e do próprio clima desta ilha são incomparáveis, sendo que 80% da fauna e flora não existe em mais nenhum lugar do planeta. É um grande laboratório da natureza que possui vários parques nacionais, reservas naturais e a Floresta de Ats,inanana declarada Herança Mundial e um lugar de alta prioridade que possui uma árvore única no mundo chamada Baobá ou Baobab, o verdadeiro símbolo gigante da ilha que podem chegar a 1000 anos ! Algumas parecem um pepino gigante, outras tem formas diversas ou deformadas e, apesar de seu grande porte, não é tão fácil avistá-las de qualquer lugar como se fossem coqueiros na praia. É necessário um maior esforço e empenho para dentro da maior ilha do índico. 

     Nosy be ou Nossi bé ( Grande Ilha ou Ilha Grande ) é uma ilha no nordeste do país. Também é chamada de Ilha Perfumada devido a produção de várias plantas e flores como Ylang Ylang ( Flor das Flores ), originária da Ásia o qual ficou conhecida no Brasil também como Cananga ou Kananga do Japão que foi até título de uma telenovela da antiga Rede Manchete brasileira e é utilizada em muitos aromas e perfumes. Ao sul está a Ilha de TanikelyPequena Ilha ou Ilha Pequena ), fica um parque marinho tropical com poucos metros de profundidade onde novamente a visibilidade das águas são um tanto turva e decepcionante ( esperava mais clareza ). Desembarcar na Ilha de Komba é outra aventura em meio a outro mundo de pobreza que vai fazer você pensar que o lugar não existe, sendo muito longe daquilo que tenha conhecimento ou fique próximo de sua cidade. As crianças vão lhe atacar desesperadamente em busca de comida, doces e dinheiro … é para cortar o coração ! Um submundo do submundo onde tudo é difícil, sem eletricidade ou médicos, utilizando apenas o que a natureza oferece. Para se ter uma idéia ( ou tentar imaginar a situação precária ), as mulheres cortam o cordão umbilical com bambu esquentado no fogo … um alerta para aqueles que não querem sair do conforto urbano e do ar condicionado, pois o calor pode ser escaldante. 

Antsiranana ou Diego Suarez ou Diego Suárez, nome vindo dos navegadores portugueses por volta do século XVI é o terceiro porto do país. A baía é citada como a terceira mais bonita do planeta, perdendo apenas para Sidney na Austrália e Rio de Janeiro no Brasil, um absurdo ! E nesta baía ainda citam um morro como sendo ” Pão de Açúcar “… uma piada ou ofensa em comparação ao postal mais bonito do Brasil. Aqui é outro lugar onde vai ficar chocado, principalmente com a higiene, pois carnes e alimentos são cortados na rua e permanecem ao céu aberto sem refrigeração e o porto cheira muito mal parecendo bacalhau ou peixe podre. E ainda tem a chamada a Baía das Esmeraldas, que também deixa a desejar pela propaganda e principalmente pelo próprio nome.   Toamasina ou Tamatave, região de Antsinanana é o principal porto do país. O lugar não é nada bonito. Até gasolina é difícil conseguir por lá e os veículos ( os que você achar ) … é um verdadeiro atraso de vida …  imagine. Eles utilizam um transporte pouco comum que é uma espécie de carroça, só que quem puxa são os moradores ( seres humanos ! ), como se fosse táxi. É uma situação que é constrangedora e humilhante … ver um ser humano trabalhando como se fosse um literalmente um cavalo ou burro de carga. Só lá para ver isso. O Parque Nacional de Ivoloina é para quem quer observar árvores de frutas exóticas, vegetais raros, mais lêmures e camaleões de várias espécies. Caso permaneça próximo ao porto, a Praia de Tamatave, além de feia, é perigosa, pois h&a,acute; tubarões, não sendo aconselhável nadar.  

www.office-tourisme-diego-suarez.com / www.visitmadagascar.com / www.madagascarconsulate.org.za/tour.html 

REUNIÃO ( FRANÇA )

  

     A língua oficial em toda região, além dos vários crioulos locais, é mesmo o francês. REUNIÃO é a maior ilha ou o maior território francês ( fora da França Européia ), talvez por isso apelidada de  a ” Paris do Índico “, pertencente às ILHAS MASCARENHAS e o inglês é pouco falado por lá. A capital Saint Denis ou St Denis ou São Dinis é a maior cidade das colônias francesas. Era o nome de um navio que encalhou em uma baía próxima, daí o nome. É uma ilha de natureza vulcânica, com clima bem úmido com passeios para ver os vulcões e vistas de cortar a respiração. São panoramas únicos, às vezes praias de areia preta, às vezes branca, particularmente prefiro as areias branquinhas. Os vulcões mais famosos são Piton de Fournaise, Bourg-Murat, Pas de Ballecombe e Píton dês Neige, este último é o pico mais alto de todo o índico ultrapassando os 3 mil metros, chegando a nevar após certa altitude. Portanto, apesar da ilha ser tropical, é possível ter praia e neve num mesmo dia. Leve casaco para subir acima dos 2 mil metros.  

www.reunionisland.org/tourism

    Esta foi a última parada do navio antes de retornar à Port Louis em Maurícia. Um roteiro definitivamente exótico e diferente, principalmente porque a South África Airlines, que faz parceria com a Air Mauritius entrega o Boarding Pass da conexão no retorno ao Brasil ( por exemplo ) somente na escala em Johanesburgo ( ÁFRICA DO SUL ) fazendo você ter de passar novamente por um balcão de ” mal atendimento “, além de sua mala chegar em Guarulhos/SP ( Brasil ) literalmente arrebentada, rasgada, destruída, quebrada, sem cadeados, plásticos ou seja o que for … padrão desta cia, confirmado pelo atendente do balcão de informações da própria South África : ” – Todos os vôos vindo de Johanesburgo dão problema ou somem com sua bagagem “. Devolver sua mala aberta e revirada não é coisa de Polícia ou fiscalização que se preze !! O certo é chamar o passageiro e fazê-lo ( ou mandá-lo ) abrir a mala. Não vou nem citar as possíveis ”  perdas ” que lhe farão ficar mais algumas horas numa fila de reclamação desgastante caso seja o premiado … após mais de 15 ou 20 horas de vôos, escala ou atrasos, imagine o desgaste ? Portanto, a South África está mais para ” Assalto África “, pois é esta a sensação que senti ao utilizar esta cia … nunca mais ! E se enfiarem alguma droga dentro da sua bagagem ??  

     Este roteiro me fez limitar alguns dos meus destinos mais picantes e exóticos. Mesmo assim, toda viagem sempre vale à pena. E, mesmo com suas belezas exclusivas, se estas são as chamadas Jóias do Índico, eu não preciso ver as bijouterias…  

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmai,l.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 14/06/2011 > MALÁSIA

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo