Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido ?

     O Reino Unido ( R.U. ) ou United Kingdom ( U.K. ) ou  Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte engloba 4 nações, sendo dividido em duas ilhas : A Ilha da Grã-Bretanha composta pela ESCÓCIA, PAÍS DE GALES ( ou WALES ) e a INGLATERRA, está última a mais poderosa,  administradora das outras até os dias atuais … e outra parte na Ilha das Irlandas através da IRLANDA DO NORTE. Conto essas 4 nações em um só país, pois no REINO UNIDO ( o qual significa ” Terra dos Anglos “ que vem de Bretanha e da palavra anjos ) apenas a INGLATERRA tem sua total independência. A outra parte da IRLANDA ( independente )  estará em publicação futura.

    

  

Londres, a grande capital da INGLATERRA e do próprio REINO UNIDO é o centro administrativo de tudo e também de todas as maiores loucuras inimagináveis dos dias atuais, pois tudo passa pela cidade que é um dos maiores centros turísticos mundiais ( confesso que fiquei ligeiramente assustado com tanta gente ) e possui a provável mais famosa roda gigante do mundo, a London Eye ( Olho de Londres ) ou Millennium Wheel  ( Roda do Milênio ) que com seus 135 metros de altura perdeu o título de maior do mundo em 2006 para a Estrela de Nanchang ( Star of Nanchang ) na China ( 160 m ) o qual por sua vez perdeu em 2008 para a  Singapore Flyer em Singapura ( 165 m ) … porém deve ser a  mais famosa sim, a mais romântica, conhecida e fotografada de todos os tempos. Isso sem falar nos inúmeros castelos britânicos e o famosíssimo Big Ben, onde muitos pensam ser o relógio do Parlamento inglês ( Palácio de Wistminster ) ou sua torre, mas é o sino que deve ter aproximadamente 13 a 16 toneladas, instalado pelo ministro de obras públicas, Sir Benjamim Hall que era bem grandão ( alto e encorpado ), por isso BIG BEN, além do próprio barulho do badalar do sino. Mas só pelo tamanho do sino ( em torno de 3 metros de altura ) e com esse peso já era o suficiente para o apelido de BIG. O relógio é denominado Tower Clock ( Torre do Relógio ), mas é tradicionalmente conhecido como sendo ” o BIG BEN ” ( o maior símbolo do REINO UNIDO ), pois é para ele que todos olham, vêem e ouvem as badaladas, não para o sino. Uma breve curiosidade é um fato que poucos sabem e ninguém repara a olho nu, mas o BIG BEN está torto ! E deverá inclinar mais ainda com o passar do tempo, não chegando nem perto dos 4 metros da torre mais inclinada ( e famosa ) do mundo, a Torre de Pisa na Itália. São singelos 26 cm ou 0,26 graus lá em cima dos seus 96 metros de altura, possivelmente pelos ataques nazistas sofridos na segunda guerra e algumas infiltrações recentes. Juntamente com Paris, Roma e Berlim são as cidades mais visitadas da Europa.

     A Torre de Londres ou apenas A Torre ( The Tower ) e O Palácio Real ( Buckingham ) e Fortaleza de Sua Majestade A Torre de Londres ( Her Majesty´s Royal Palace and Fortress The Tower of London ) são muito visitados e fazem parte do coração inglês, lar dos reis e rainhas e das jóias da coroa que lá estão expostas num exagero de ostentação atrás de bravuras, glamour, assassinatos, luxúrias, traições e intrigas. Entre tantas histórias, destaco a de Ana Bolena, uma das esposas do rei Henrique VIII que foi acusada de traição e por não dar um herdeiro homem ao rei, isso tudo também já representado no filme ” A Outra ” ( The other Boleyn girl ) ou ” Duas irmãs, um Rei “. Bolena foi executada e enterrada na própria Torre e segundo uma lenda seu corpo vaga por lá …  Por volta das 11:30 hs é feita a mais famosa troca da guarda no Palácio de Buckingham, onde os turistas se apertam para ver essa tradição milenar.  Também ocorrem essas trocas de guarda em vários outros lugares e sinceramente acho um exagero, parecem soldadinhos de chumbo ou de brinquedo. Presenciei um oficial fazendo uma revista com certa autoridade desnecessária.     

Próximo à capital inglesa estão alguns lugares que diria serem imperdíveis ao turista; Oxford com uma das universidades mais famosas e conhecidas do mundo; Bath ( significa Banho ) o qual possui este nome exatamente por causa do significado, onde o Império Romano já utilizava suas termas que podem chegar a 46,5 ºC ao meio de uma arquitetura extraordinária e jardins espetaculares, por isso chamada de a Bretanha Romana. Além do Castelo de Windsor ( maior e mais antigo castelo do mundo ) construído por William ou Guilherme, o Conquistador ou William ou Guilherme I da Inglaterra ou  William ou Guilherme II da Normandia ou William ou Guilherme, o Bastardo devido a ilegitimidade de seu nascimento francês. E ainda as cidades de Amesbury e Salisbury ( cerca de duas horas de Londres ) está a visita que considero a melhor : a 19ª Maravilha do Mundo Moderno, Stonehenge que significa Eixo de Pedras ou Hanging Stones ( Pedras suspensas ), um dos mistérios da terra. Um circulo feito de pedras sagradas, um enigma dramático à base de magia, assassinatos, jornadas heróicas, pôr do sol e rituais xamânicos. Algumas pessoas já me falaram … ” – São apenas uma pedrinhas sem graça lá … “. Eu digo que são ” as pedras ! “, pois não há nenhum mistério ou monumento mais antigo na terra ! Mas não pense que poderá chegar tão perto ou mesmo tocar no monumento pré-histórico mais importante do Reino Unido, existe um limite de distância a ser respeitado para tirar as suas fotos … já pensou todo mundo circulando por elas ? Muitos hippies acampam por lá em busca da energia local, pois este é o maior enigma e não as pedras em si, pois elas foram trazidas de milhas de distância, ” como e quando ? “ ninguém soube realmente explicar até hoje. Dizem que até alguns relógios param … o meu não parou.   Salisbury ainda possui uma catedral bem gótica que chama atenção com a torre mais alta de toda Grã-Bretanha e possui uma casa famosa ( Mompesson House ) onde foi gravado o filme ” Razão e sensibilidade “ ( 1995 ) com Emma Thompson e Hugh Grant.   No Brasil existe uma pedra solitária parecida com uma dessas de Stonehenge, porém maior e também é um mistério de como fica parada sem cair, estando onde está. É a Pedra do Frade, já citada anteriormente nestas colunas em publicação específica; fica n,a cidade de Laguna ( Santa Catarina – Brasil ), mais especificamente na Praia do Gi. A vantagem desta é que você pode chegar bem mais perto e até tocá-la …

  

O Museu Britânico de Londres ( British Museum ) foi citado entre as Maravilhas do Mundo. Os tradicionais táxis pretos são um capricho e charme local. Por fotos pensei que fossem pequenos, mas são bem espaçosos, porém relativamente caros, como tudo por lá, pois apesar de fazer parte da Comunidade ou União Européia, o Euro é desvalorizado e tudo é em Libra Esterlina ( Pounds ! Prepare o bolso ! ). O St Ermin´s Hotel possui uma arquitetura característica, fica próximo das principais atrações da cidade e bem em frente a nada mais nada menos que a New Scotland Yard, já ouviu falar ? É bem confortável, porém o café da manhã deixa um pouco a desejar, pois se quiser algo mais que o simples bifê, tem de pagar à parte … única reclamação. Os tradicionais ônibus de turismo são muitos e a volta é irresistível. Alguns tem até áudio em português ( coisa rara no exterior ! ), porém o sotaque e a indicação são da bandeira portuguesa, com certeza. Vai ouvir várias  histórias, inclusive personagens famosos como Sherlock Holmes e Jack, o estripador o qual nunca foi pego ! Vai ver moedas jogadas na fonte em frente ao Castelo de Buckingham, como na Fontana di Trevi romana, acho que é padrão europeu ( talvez mundial ) … toda fonte jogam moedas.  A cidade é bem florida, basta um passeio para presenciar os detalhes e a segurança local. Os Parques ( Jardins do Palácio de Buckingham por exemplo ) são românticos com muitos bancos e cadeiras disponíveis para relaxar e observar a atmosfera londrina, mesmo assim deitar no gramado é coisa comum e convidativa, mesmo aos turistas que ficam encantados com os esquilos. A alimentação que achei um pouco complicada, pois além de caro, servem pouco … e tem gente que reclama de comer no Brasil, o país da fartura ! Aqui ratifico mais uma vez a educação no trânsito, principalmente das bicicletas que seguem o fluxo ( mão ) e respeitam os sinaleiros ! Para os brasileiros isso é incrível !

     E não é possível falar em Inglaterra sem lembrar do maior fenômeno que saiu do noroeste do país na década de 60, cidade de Liverpool; Beatles ! Assim como o Rei do Rock e o Rei do Pop americanos fazem sucesso no mundo, os quatro rapazes da banda mais famosa da história também se eternizaram com fãs por todos os cantos do globo terrestre, deixando suas cidades natais famosas, orgulhosas e evidentemente chamando turistas que querem saber e ” estar mais próximo ” dos seus ídolos antes da fama ou início de carreira. Liverpool possui o maior número de museus e galerias de arte, depois de Londres. Se gosta de arte, museu e é um beatlemaníaco, este é sem dúvida o seu próximo destino. Com certeza via descobrir muitas coisas nas ruas desta cidade e em Londres, uma das ruas mais procuradas é a Abbey Road, mais precisamente na faixa de pedestres exposta na Capa do último disco gravado pela banda com o mesmo nome ( Beatles Abbey Road ) em 1969, talvez por isso o mais vendido.

CURIOSIDADES

     O fusquinha que aparece na foto do álbum está no museu Volkswagen em Wolfsburg ( Alemanha ) para quem quiser ver e Sir James Paul McCarteney é o único descalço, fumando e com o paço trocado na foto. Na época correu um boato que Sir Paul teria morrido, que era um sós,ia na foto … um  monte de bobeiras na minha opinião já que não sou beatlemaníaco e o maior detalhe é que nos dias de hoje, a faixa que milhões de turistas querem tirar foto não é a original ! Há mais de 30 anos ela foi mudada em torno de uns 3 metros do verdadeiro local onde os Beatles andaram, para melhorar o trânsito, mas para os aficionados o que vale é o simbolismo, principalmente depois que o governo britânico declarou a faixa Patrimônio Histórico inglês … ( bom para quem tem imóvel na região … ) … só faltava a UNESCO entrar nessa, já que para mim é um lugar sem graça e sem grande importância e ficar disputando espaço com tantas pessoas e os carros nada mais é que pagar um grande mico, considerando que a rua é bem movimentada e vários motoristas e moradores reclamam tendo de suportar, parar e esperar todo mundo parado na faixa para ter a foto, imagine só … (  desculpas aos beatlemaníacos ).

     E não é só Abbey Road de rua que virou ponto turístico na capital britânica; quem não assistiu a comédia romântica embalada pela música ” She “ de Charles Aznavour ? O filme Notting Hill ( Um lugar Chamado Nothing Hill – 1999 ) com Hugh Grant e Julia Roberts ? Notting Hill é realmente um bairro charmoso em Londres e conhecido pelo mercado de rua e carnaval local, que é uma mistura do brasileiro com influência de ritmos caribenhos. Mas o ponto mais famoso apareceu depois do filme; a loja de Livros de Viagens ( Travel Book Shop ) e a Porta Azul onde morava a personagem de Hugh o qual já deve ter passado por ” algumas ” câmeras fotográficas após o filme chegando ao ponto dos verdadeiros donos ter de retirá-la e/ou mudar de cor de tantos incômodos … gente batendo à toda hora, já imaginou ? Na realidade mudaram mesmo a cor ou a original do filme parece que foi leiloada, afinal muitos boatos correm em cima de qualquer novidade ou assunto que gere polêmica ou atração; talvez seja apenas um cenário e alguém tenha se aproveitado disso, mas vamos ser honestos; uma porta azul  turquesa não é algo que podemos chamar de atrativa, a não ser a ligação com os atores e o filme que entrou para história e é realmente bonito. Se estiver disposto ao tumulto do mercado local, vale o passeio pelo bairro de arquitetura peculiar para ver a livraria e quem sabe achar uma outra porta azul …   

www.enjoyengland.com / www.visitlondon.com

www.tourist-information-uk.com / www.visitbritain.com  

Marcelo Costa Kasprzak    

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  13/01/2014 >  PRAGA ( República Tcheca )

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo