Dicas para você conhecer o lugar dos seus sonhos – Parte 3

    No check in confira se a funcionária da companhia colocou correto seu destino, já percebi este erro ! Verifique a numeração do seu comprovante. E sempre que possível e for conveniente, havendo tempo em conexões, prefira retirar a bagagem na escala ( stopover ) e fazer novo check in, caso a companhia não seja a mesma. Numa hipótese ruim, pelo menos você sabe em que trecho ela desapareceu.  Isso é apenas para alguns aeroportos que não sejam muito grandes ou com muito movimento como por exemplo o Charles De Gaulle em Paris que é um verdadeiro caos.

     Depois do atentado de 11/09 nos Estados Unidos, não é mais possível embarcar com vários itens de mão que antes eram permitidos … nem água ! Já mandaram eu deixar até resto de pasta de dentes. Alguns lugares são muito chatos e acham que você vai fazer uma bomba com qualquer coisa … mágico ! Portanto evite maiores constrangimentos e leve somente documentos e objetos pessoais, dinheiro, jóias e máquinas, nada muito pesado, pois ficar carregando peso em aeroporto também é um saco ! Leve talvez aquele remedinho para as pernas no bolso caso passe mal ou tenha dor e cabeça ou enjôos. E Prepare-se mesmo para a chatice do momento de passar para sala de embarques. A situação está ficando mais ” feia ” ou constrangedora … e vai piorar cada vez mais ! Alguns lugares já existem raio X que lhe deixam completamente nu ou vão querer lhe apalpar literalmente, até nas regiões mais íntimas. É o resultado do terrorismo no mundo. Temos que passar por isso, não há escapatória, mas por um lado é até bom … melhor que seu parceiro de banco ter realmente uma bomba no corpo, não é mesmo ?

     Devido aos incômodos com tamanhos de mala e peso, uma solução rápida no caso de quererem que pague excesso de peso ou não deixarem embarcarem com a mala no avião, é utilizar outra mala ou bolsa dentro da mala, já meio que preparada para esse possível inconveniente. Assim … se ” embaçarem ” com você … você tira a bolsa de dentro da mala para dividir o peso. Dê preferência já deixe a bolsa com certas coisas dentro para retirá-la rapidamente e agilizar o check in, porque ficar montando mala ali no balcão também não dá ! Seja eficiente !

     Com o tempo você começa a se ligar até em que está na fila para que escolha aquela que, possivelmente, possa andar mais rápido, considerando que é fila pra todo lado. Algumas cosias podem ajudar, mesmo assim nunca vai saber se passará primeiro mesmo, pois dependerá também de quem está atendendo, por isso nem sempre a menor fila andará mais rápido. Procure evitar filas com muitas crianças ou mesmo muçulmanos e isso não é discriminação nem racismo de minha parte, absolutamente ! Pois conheci muçulmanos muito queridos pelo mundo … o fato é que nos aeroportos, devido aos problemas terroristas eles demoram mais sim para passar pelas filas e imigrações, portanto não sou eu o racista ou discriminador e os bons pagam pelos maus, sempre. Prefira as filas com os asiáticos, eles são práticos, eficientes e levam menos bagagem a ser verificada, se for o caso. Inclusive eles são furões de fila ! E, caso viaje para a Ásia, em certos lugares vai ver até monges vestidos com aquelas roupas tradicionais laranjas que, mesmo com a tal ” evolução espiritual ” deles, furam a fila na maior cara de pau como se fossem realmente deuses superiores.

    Se tiver bagagem especial de grande porte ( prancha de surf, bicicleta, quadros … ), melhor informar a companhia aérea com antecedência, já vi gente não embarcar com objetos muito grandes …

     Se for viajar com crianças ou adolescentes, verifique as exigências e autorizações no juizado de menores, principalmente se um dos pais não estiver junto.

     Se o passageiro tiver necessidades especiais, a companhia deve ficar sabendo com certa antecedência.

    Geralmente os produtos eletrônicos atuais já vem com dupla voltagem, mas tenha essa informação se for levar algum aparelho com apenas uma voltagem. E em alguns lugares do mundo vai ter de pedir uma adaptador ( adaptor ) para carregar seus aparelhos na tomada, pois algumas são totalmente diferente do seu padrão habitual.

     Não se comprometa em trazer tudo para todo mundo. A viagem é sua ! Trazer alguma lembrança para alguém faz parte, mas daí a se incomodar em ter de cumprir com o prometido ou uma lista pode ser muito estressante. Faça suas lembranças serem as melhores possíveis !! E já que o ponto é compras … nenhuma viagem compensa com este propósito, a não ser que você realmente compre muito me$mo ! Muita gente acha que ir aos EUA ( por exemplo ) compensa para comprar, mas lembre do gasto da viagem. Se não utilizar seu tempo para conhecer, ver e curtir mesmo a cidade e ficar apenas de shopping em shopping qual a compensação ? Alguma coisa ou outra é mesmo mais em conta, mas se considerar o gasto para ir até lá, hotel, alimentação bem mais cara, etc … vai ver o que vale mesmo é a viagem e não ” compras ” …  E se já voltou ao Brasil e passou pela maravilhosa alfândega, sabe que pode ir tranqüilo, pois cansei de ver pessoas retornando com até 18 malas !! Cadê a fiscalização e o controle do limite de U$ 500,00 por pessoa ? O Brasil é definitivamente uma festa ! Tanto que a própria Receita Federa Brasileiral decidiu por deixar isso de lado para os passageiros ” nada a declarar “ … com o objetivo de desafogar os aeroportos superlotados … alguém tem algo a declarar ?? 

    Evite tomar água que não seja mineral em certos lugares, pois ficar doente com algum tipo de intoxicação ou febre viajando é horrível, já passei por isso, graças a Deus meus remédios me salvaram, não esqueça deles, leve sempre o básico para primeiros socorros : Dores de cabeça, barriga ou febre para agilizar sua vida lá fora, lembrando que o tempo por lá é mais caro e precioso. Correr atrás de serviço médico, mesmo com seguro deve ser o fim do passeio, além de acabar por doer no bolso também. Nada supera as prevenções. E já que o ponto é remédio, caso tenha aquelas horríveis dores nas pernas devido ao aperto do avião, tome um relaxante muscular ou vá a um médico antes do dia de embarque para que ele já lhe recomende algum remédio ou sedativo, pode ajudar. Faça isso principalmente se estiver em algum tratamento crônico, seu médico deve saber da sua viagem. Na verdade, neste caso, faça isso antes mesmo de comprar a passagem ou o pacote de viagem. Algumas doenças devem ser avisadas aos membros da tripulação.   

     Se quiser ficar acordado no aeroportos, algumas cápsulas de pó de guaraná podem lhe espertar. Informe-se se há hotel para descanso e repouso, caso seja necessário ou não agüente o pique. Alguns paulistanos ou paulistas, por exemplo, nem sabem que existe o Fast Sleep dentro do aeroporto internacional de Guarulhos/SP, além dos hotéis nas redondezas. Na realidade de ” sleep ” mesmo não tem nada, pois o movimento é grande a noite toda e se seu vizinho do lado usar o banheiro, vai ter de ouvir toda a sinfonia, além do despertador telefônico que acorda o hotel inteiro … mas dá para esticar as pernas e tomar um bom banho. É um cubículo ( limpo e organizado ) onde se paga bem caro por hora ou pelo período ( sem café da manhã ). Não deixa de ser uma opção … nem que seja a última, porque dormir mesmo é só em casa meu amigo leitor.

      E, pelo amor de Deus, pontualidade sempre é fundamental ! Aliás, chegue mesmo muito antes no aeroporto ou porto de embarque. Com certeza já ouviu isto, mas já deve ter visto aqueles atrasadinhos afobados chegando correndo, perdendo documento, carteiras, não sabendo onde está isso ou aquilo … e até perdendo embarques. E consequentemente podendo atrasar  você que chegou na hora para seu vôo. Esse atrasadinho pode até conseguir embarcar, mas a bagagem não dá mais tempo ! Vai ter de ficar esperando suas malas chegarem ao invés de curtir seu passeio … Então … saia de casa ou do hotel no mínimo 4 horas antes do embarque ! Nunca sabe o que pode ocorrer no caminho. Lembre também do horário de apresentação para o embarque, após o check in … se ficar passeando no aeroporto, fique atento ao relógio do aeroporto, quase já perdi um embarque, pois estava com meu relógio de pulso diferente do aeroporto local. Cuidado com o fuso horário ! Considere também os horários de verão, alguns lugares no próprio Brasil por exemplo, estão em outro fuso. E, mesmo que parece contradição, ficar na fila do check in 4 horas antes do embarque também é demais ! Tem gente desesperada mesmo pelo mundo que não pode ver uma fila que já entra nela …

     Não esqueça de desligar a energia de casa. Se for mesmo atento a viajar e se for deixar seu lar sozinho ( sem ninguém ), a idéia é ir esvaziando sua geladeira consumindo tudo para que possa deixá-la desligada  também … principalmente em uma viagem com mais de 15 ou 20 dias ( mais de mês … ) … economize energia desligando a chave geral de luz e gás lacrando seu patrimônio, deixando algum vizinho, parente ou conhecido sabendo de sua ausência, ainda mais se for residência térrea e não apartamento, independente do país ou do local onde more. Chegar em casa e encontrar surpresas desagradáveis como uma geladeira fedendo comida estragada ou não encontrar nem a geladeira vai lhe deixar bem traumatizado.

     Antes de sair organize todas as suas contas e pagamentos e tome um bom banho horas antes do embarque, ajuda muito, principalmente nas viagens muito longas de avião. Confira toda a documentação da viagem sabendo bem onde está tudo e viaje com aquela roupa normal e confortável, nada de ficar ” galã ” ou ” perua de festa ” no aeroporto, isso é ridículo e desconfortável. Não é o momento ! ( Infelizmente tem muito. Desfile de moda ? ).

     Procure descansar um dia antes, mas eu garanto que isto vai ser um tanto difícil, pois a probabilidade de você perder o sono por ansiedade será enorme, dependendo do roteiro. Descanse o que puder. Ficar cansado no passeio quando chegar não vai ser bom. 

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 29/06/2012 > MAIS DICAS DE VIAGEM

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo