Cruzeiro – Desvantagens

     Como cada pessoa é uma pessoa e o livre arbítrio impera, muita gente também não gosta de navio. Ou porque teve uma primeira impressão ou experiência ruim ou porque realmente não se adaptou ou ainda porque já está de saco cheio de navegar ( também acontece já que tudo o que é demais pode cansar … ) …  daí acaba por falar até mal desta opção. Tudo isso vai de pessoa para pessoa e de momento para momento. O negócio é fazer uma experiência, mas já adianto : Não faça apenas um cruzeiro, faça no mínimo duas viagens de navio para saber se realmente gosta ou não gosta … e faça com companhias diferentes em lugares bem diferentes para poder ter uma visão melhor de como é esta emoção. Nada de fazer o mesmo roteiro ou o mesmo navio, escolha lugares diferentes no planeta, opções é que não faltam. 

ABAIXO UMA RELAÇÃO DE ALGUMAS DESVANTAGENS EM REALIZAR UM CRUZEIRO :

POSSÍVEL MARESIA : Geralmente os navios não mexem. Algumas poucas pessoas se queixam de enjôo, mas isso depende apenas da região ou do azar de pegar um dia difícil de navegação, principalmente em alto mar. Porém nada que um ou dois comprimidos para enjôos não resolvam ( leve consigo ) … se achar necessário escolha uma cabine mais embaixo ou no meio do navio, essas balançam menos em turbulência. Particularmente nunca senti nada significante e até cheguei a esquecer que estava no mar.

SUFOCO ou TÉDIO : Algumas pessoas acham que ficar em um navio é estar preso ou sufocado. É como estar num shopping de luxo em alto mar com uma infinidade de entretenimento que tem e que a tripulação oferece todos os dias e horários, em todos os andares … ou simplesmente relaxar no Spa, numa hidromassagem ou na piscina tomando banho de sol observando o imenso oceano … quer mais ?

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS/NÃO DESEMBARCAR : Devido às condições meteorológicas alguns navios podem alterar o roteiro sem aviso prévio não parando no porto programado que desejas. Isso é muito raro. 

TEMPO EXCURSÕES : Às vezes o tempo de escala em um porto pode não ser o suficiente devido a beleza do lugar. Isso não é muito bom. Ao menos você já saberá para onde retornar caso surja a oportunidade ou se apaixone mesmo pelo lugar. E a situação piora muito quando acontece de chegar ao mesmo porto vários navios num mesmo dia … aí mesmo que você faça as excursões pelo navio, os pontos turísticos estarão lotados, pois todos vão para os mesmos lugares. E se for sair sozinho por conta, se o destino for um lugar pequeno ( ilha por exemplo ), a quantidade de táxis ou meios de deslocamento pode não ser suficiente para trazê-lo de volta em tempo. O navio tem horário certo para sair. Essa para mim é mais desvantagem.

DISTÂNCIA : Muitas vezes o valor das passagens aéreas para ir ao local pegar o navio é igual, o dobro ou o triplo do valor do próprio cruzeiro … e isso sim pode ser que encareça seu destino. Aqui mais uma prova de como um cruzeiro em si não é caro, vendo pelo lado do que oferece comparando com uma viagem de avião que acaba em horas; no navio são dias ou semanas no maior conforto … e viajar apertado nas classes econômicas dos aviões por muitas horas não é nada fácil … se for de primeira classe então, multiplique algumas potências em cima do valor dos seus gastos para ter conforto total nos ares.

BEBIDAS ALCÓOLICAS : Se você gosta de ficar um pouco alto, prepare o bolso, pois as bebidas alcóolicas ( geralmente ) não estão inclusas no preço no cruzeiro e você não pode embarcar levando as suas particulares, tem de comprar do navio ! Alguns cruzeiros oferecem o serviço All Inclusive para os mais alegres passageiros.

AUMENTO DE PESO : Se você quer emagrecer, está em regime e pretende continuar, embarcar em um cruzeiro não é uma boa opção, pois a variedade e a quantidade de comida à bordo vai deixá-lo(a) tentado(a) a sair da sua disciplina, ganhando afirmativamente alguns quilos. Prepare-se para voltar um pouco mais pesado, é fato !

TAXAS PORTUÁRIAS : São cobradas como as taxas de embarque nos aviões. O valor varia por lugar, por paradas e por dia de navegação. O preço é cobrado antecipadamente por pessoa junto com o valor do cruzeiro. Alguns cobram até taxa de combustível, dá para acreditar ? Mesmo assim, ainda fica mais em conta que os aviões …

ATENDIMENTO : Pode acontecer, como em todo lugar, não ser bem atendido de vez em quando por algum funcionário ou pessoa. Mas não leve isso em consideração, pois as companhias com certeza é que perdem com isso, elas querem a sua fidelidade para um possível retorno, vão querer lhe oferecer sempre um formulário para virar cliente fiel. Faça uma reclamação oficial ou formal alegando que irá viajar com a concorrente devido ao problema que teve, quem sabe não leva alguma vantagem com isso … pessoas chatas, mal educadas e irritantes tem em toda parte do mundo, acredite !

GORJETAS ( Tips ou Propinas ) : Em cruzeiros as gorjetas são obrigatórias. O brasileiro ( por exemplo ) não está acostumado com este hábito, coloque isso no seu orçamento e verifique como elas serão cobradas. Já recebi os envelopes na cabine no último dia para dar o agrado aos indicados. Porém, acredito que a maioria dos navios hoje colocam as gorjetas na conta final que você pagará obrigatoriamente no seu cartão de crédito indicado ou à vista antes do desembarque. Fique atento e se informe antes do valor que vai pagar. Os preços giram em torno de U$ 10,00 por dia por pessoa/passageiro(pax) que será distribuído para todos os funcionários que lhe atenderam ou em torno do que segue abaixo, lembrando que algumas companhias podem cobrar ainda em Euros :

a) Gerente de restaurante : U$ 5,00 por passageiro/pax ( pelo cruzeiro todo )

b) Maitre : U$ 3,50 por passageiro/pax ( pelo cruzeiro todo )

c) Garçom : U$ 3,50 por passageiro/pax ( multiplicado por dia de cruzeiro )

d) Ajudante ou Assistente de garçom : U$ 1,75 a U$ 2.00 por passageiro/pax ( por dia de cruzeiro )

e) Camareiro ou Atendente de cabine : U$ 3,50 por passageiro/pax ( por dia de cruzeiro ) 

     Para quem não se adapta a esta obrigação, pode ir até a recepção do navio e pedir para que retirem-nas da sua conta, se possível. É só dizer ( possivelmente em inglês se seu cruzeiro não for na costa brasileira ) que vai pagar as gorjetas diretamente aos funcionários … com o tempo vai saber quem realmente merece. Se vai dar mesmo a gorjeta aí é questão de consciência de cada um …  Mesmo com essas possíveis desvantagens, viajar de navio ou fazer um cruzeiro é absolutamente incrível, deslumbrante e romântico. Conhecer os oceanos e mares é, além de aventuroso e histórico, um relaxamento para a alma.  

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 15/05/2012 > Mais dicas para Cruzeiros

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo