Caribe Oeste

     O Caribe é a porção de mar que fica entre as Américas do Norte e do Sul, bem ao lado da América Central, portanto pertence ao continente americano.  São várias ilhas, algumas independentes ou autônomas e outras tantas são apenas territórios, mas todas tem seu encanto e o mar é, geralmente, maravilhoso sendo um dos principais atrativos locais que gera empregos e lucros ao turismo. Citar todas as ilhas seria editar um atlas próprio e não conheço todas, mas algumas consideráveis. Descreverei alguns lugares que passei. Pesquise e escolha a ilha ( ou as ilhas ) que deseja visitar, tomando cuidado com a época em que se deve evitar furacões ( setembro a novembro ), considerando que julho é o mês mais lotado.

     A forma mais rápida e barata de ir a essas ilhas é, sem dúvida, de navio … e eles estão por todos os lados, aliás, não tem como falar em Caribe sem pensar em um Cruzeiro. Em 2002 embarquei em Miami, ficando totalmente encantado com a grandiosidade e o luxo do maior navio do mundo na época : o Voyager of the Seas da empresa Royal Caribbean.  Hoje já existem outros navios maiores e foi o motivo da paixão que tenho por cruzeiros levando-me a ir atrás de novas aventuras pelos mares. Foram 7 noites de completo deslumbre e correria para tentar conhecer todo o navio, já que as paradas foram também de tirar o fôlego, daí o tempo para permanecer a bordo diminui.  

 

     É sem dúvida um destino imperdível para um viajante e principalmente para quem quer fazer um cruzeiro ou mergulhar, pois é um dos melhores pontos do mundo. Algumas ilhas até dividem ou já mudaram de governo … e se fizer um cruzeiro por lá, terá de escolher para que lado vai, pois há outras opções; Caribe Norte, Caribe Sul, Caribe Leste ( ou oriental ), Caribe Oeste ( ou ocidental ) … se puder, faça todos. No Caribe ocorrem alguns fenômenos negativos como furacões, tufões ou terremotos, é necessário saber em que época ir para evitar esses transtornos catastróficos, mas as ilhas são lindas.

www.caribbeantravel.com 

     

Meu primeiro cruzeiro foi Caribe Oeste. Saindo de Miami, a primeira parada foi no HAITI ( Ilha Hispaniola que se divide com a República Dominicana ). Significa ” Terra Montanhosa “ e a empresa Royal Caribbean é proprietária ou tem parceria com a Ilha de Labadee ( em terras Haitianas ). Um dia de relaxamento, mergulho e snorkeling no mar verde do Caribe com direito a um churrasco em beira mar, pois o navio providencia tudo à terra com músicas típicas ao vivo, uma sensação muito agradável e feliz sem necessitar retornar ao navio para almoçar, seria perda de tempo mesmo. Apesar da maioria da população local ser católica e protestantes, alguns haitianos praticam o Vodu ou Vudu oriundo da África, que apesar de ser uma religião talvez um tanto diferente, desconhecida ou assustadora para a maioria dos humanos, não houve nenhum grande registro de conflito por este motivo, já que se trata de um Vodu onde existe até um Deus … portanto deve ser uma ramificação da paz, acredito. Além disso, as demonstrações de danças, a alegria do povo já basta, pelo fato de ser o país mais pobre das Américas. Adoram o futebol e os brasileiros sempre lembrando os nomes eternos : Pelé … Romário … Ronaldos, Kaká … ( entre outros ) … fanáticos por futebol há pelo mundo todo e dizer que é brasileiro neste aspecto sempre é bom. Infe,lizmente, a capital Porto Príncipe foi devastada pelo terremoto de fevereiro deste ano que foi considerado entre as dez maiores catástrofes naturais da história, quase aniquilando do mapa geopolítico com milhares de mortes. Pelo que me consta, nenhum jogador de futebol amado pelos haitianos ajudou nesta causa … o amor é mesmo cego !  E também gostaria e saber onde foram parar os milhões de dólares doados por atores e outras personalidades que apareceram com quantias enormes e até hoje, praticamente nada foi feito e lá estão as famílias pobres vivendo em condições degradantes. É necessário dar os parabéns ao Exército Brasileiro que por lá permaneceu na ajuda aos desabrigados. Espero e torço sinceramente que o país se recupere e que receba sempre turistas, pois a ilha de Labadee vale a parada. 

www.haititourisme.com / www.haititourisme.org / www.hispaniola.com 

A segunda parada do Voyager of the Seas foi na JAMAICA, cidade de Ocho Rios, do nome Oito Rios em espanhol, pois há muitos rios na região, sendo que a cachoeira mais famosa desemboca no mar. Vão oferecer este famoso tour para subir a cachoeira de mãos dadas, até ministros de estados já o fizeram … particularmente preferi ir a uma praia a ver cachoeira. A dica é a Mahogany Beach onde o acesso é cobrado, mas vale a pena ! A praia é bem azul e transparente, muito bonita e tranquila. A música Reggae está no ar … e, por incrível que pareça, apesar do uso de entorpecentes ser proibido no país ( pelo menos em 2002 ), não é difícil que lhe ofereçam maconha na praia, cuidado ! Se você for e não for chegado ou simplesmente rejeitar, provavelmente vai ouvir : ” – Don´t smoke ? Good boy, hein … ? ”  Esta foi minha experiência na terra de Bob Marley que é sem dúvida um Deus por lá, suas fotos estão por todos os lados. Se houver oportunidade, retornarei sem dúvidas. A Jamaica é linda e encantadora.

www.visitjamaica.com / www.officialjamaicaguide.com 

A terceira parada do navio Voyager of the Seas foi em Georgetown, capital das ILHAS CAYMAN, colônia da Inglaterra, indiscutivelmente um dos melhores pontos de mergulho no Caribe . Alguns dizem ser o segundo ponto procurado por mergulhadores em todo o mundo, perdendo apenas para as Bahamas. Coincidentemente no Caribe os dois primeiros pode ser um exagero ou citação pessoal, pois outros pontos pelo mundo são até melhores, mas eu garanto que estão no topo da lista sim, um paraíso alucinante de azul. É um lugar com muitas cavernas, naufrágios e abismos. Portanto se você mergulha, aqui é uma de suas rotas e destinos. A própria água do pequeníssimo porto de Grand Cayman, onde o próprio navio tem de ancorar à certa distância, já é incrivelmente cristalina, dá para ver lá no fundo numa profundidade considerável. Dá mesmo é vontade de se jogar logo no mar.

 A ilha principal é a linda Grand Cayman que é considerado um paraíso fiscal devido a quantidade exorbitante de 450 bancos, possivelmente mais que residências. Ainda tem a Little Cayman e Cayman Brac que devem ser ainda mais alucinantes por serem menores.  Infelizmente não conheci essas outras pérolas. Como o tempo é curto para, se conhecer tudo em um dia, a melhor dica de tour é Stingray City, a cidade das Arraias que é um banco de areia no meio do oceano azul turquesa absolutamente fantástico, uma das experiências mais fascinantes que vivi; pegar Arraias na mão e alimentá-las pela primeira vez foi minha segunda grande emoção surreal, após nadar com os golfinhos de Fernando de Noronha. Elas são tantas que você fica louco feito criança no parque ! Cada situação sempre será única.

www.caymanislands.ky / www.caymanislands.com / www.itsyourstoexplore.com

O MÉXICO é um país da América do Norte onde tem sua porção pertencente à América Central e ao Caribe, foi a última parada do navio Voyager, na Ilha de Cozumel, Península de Yucatán, estado de Quintana Roo, antes de retornar à Miami ( EUA ). Cozumel é a maior ilha mexicana e outro ponto considerado um dos melhores para mergulho ( Snorkeling, Scuba ou Buceo … ) com uma das maiores barreiras de coral do planeta e o próprio Jacques Cousteau afirmou em certa época ser o melhor ponto de mergulho do mundo, detalhe a considerar. Opções é que não faltam neste país onde o Brasil conquistou o tri-campeonato de futebol em 1970.  Fiquei em dúvida entre ir ver Chichén Itza, a  Maravilha do Mundo Moderno e a que acabei optando por ser um mergulhador fanático : Chankanaab National Park, um paraíso de lugar que, além de ter algumas horas de relaxamento e mergulho numa das melhores reservas do Caribe o qual é possível ver a cidade submersa, também tive a primeira oportunidade de assistir a apresentação de golfinhos, dentro d´água e até tocar neles, já que na minha primeira experiência em Noronha eles estavam soltos no mar e nada fácil de pegá-los nem chegar tão perto. Juntamente com o contato com as Arraias são experiências que todo ser humano deveria ter pelo menos uma vez na vida para poder respeitar mais os animais e ver como a natureza é mesmo incomparável e maravilhosa.     

Chichén Itza ficou programada para um retorno, já que pretendo ir a Cancun, talvez a mais famosa, movimentada e badalada cidade litorânea do país. Uma cidade realmente planejada para o turismo, repleta de Resorts, além do mar maravilhoso da Riviera Maia, porém um pouco agitado e até perigoso. Nas proximidades tem a Playa de Carmen para quem não quer o agito da noite; o X-Caret, uma espécie de parque temático com cenários mágicos da civilização Maia misturado com a natureza onde é possível muitas atividades sensacionais como mergulho em rios subterrâneos e nos cenotes locais ( no mesmo estilo do Chankanaab Park que citei anteriormente ) e Tulumque significa ” entre muralhas “, outro local sagrado onde uma lenda diz que é possível através do barulho do vento saber se está vindo furacão … portanto é melhor aprender a decifrar os sinais da natureza local, rs. São passeios imperdíveis para quem tiver mais tempo na região, mas nada ainda se compara à experiência que se pode ter próximo das Ilhas Mulheres ( Isla Mujeres ), Contoy e Holbox, estas últimas mais isoladas e próximas à cidade de ,Chiquilá, um tesouro escondido nem tanto divulgado pelo mundo, absolutamente sossegado onde, entre os meses de junho e setembro é possível chegar bem perto de tubarões baleia ( Whale Sharks ou Dominó Sharks como são chamados ). Não é um animal que os seres humanos normais vêem todos os dias, pode apostar ! Aliás, mesmo para os grandes mergulhadores é muito difícil achá-los … é questão de muita sorte. Dizem que por lá a experiência é certa ou devolvem seu dinheiro !? Pouquíssimas pessoas já estiveram nesta escondida e secreta ilha, possivelmente o leitor não tenha ouvido falar … se ouviu, está lendo a coluna certa, ou seja, a coluna que procura mostrar, além dos passeios padrões, coisas diferentes e sensações exóticas, do jeito que mais gosto.   

www.visitmexico.com / www.mexico-travel.com  

www.cancun.tur.br / www.cancun.travel      

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 10/01/2011 > MAIS CARIBE

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo