As Maravilhas do Mundo

     Eram monumentos construídos pelo homem. Podem ser chamadas também de Sete maravilhas do Homem e foram selecionados por Philon of Bizantium no ano de 200 a.C. e seus amigos gregos, talvez por isso que todos ficavam próximos do Mediterrâneo, mas não deixavam de ser Sensacionais ! Quem teve o privilégio de ver todas elas não está mais entre nós para contar os maiores detalhes e sensações. Foram selecionadas sete :

1) As Pirâmides de Gizé no Egito ( África ). Das maravilhas do mundo antigo somente estas ainda existem até hoje e é sem dúvida um dos ponto mais enigmáticos, fascinantes, inexplicáveis e fantásticos do planeta para ser presenciado, não é à toa que ocupam o primeiro lugar na lista.

2) O Farol de AlexandriaEgito ( África ). Uma das mais altas estruturas feitas pelo homem no ano 208 a.C. A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o grande. Daí o nome da mesma. Era o marco de entrada no antigo Egito e foi destruído por um terremoto por volta do ano 1300.

3) O Templo de Ártemis foi o maior templo do mundo antigo construído no século VI a.C. em Eféso ou Ephesus na Turquia ( Ásia ). Não existe mais, apenas algumas ruínas, uma única coluna que reconstruíram ou reergueram, algumas passagens e ainda em Ephesus temos uma arena e a Biblioteca de Celsius que vale a pena ir ver.

4) A Estátua de Zeus ( Deus do Olímpio ). Construída em 456 a.C. ficava na antiga cidade de Olímpia na Grécia ( Europa ). Hoje região de Katakolon. É onde deram início aos jogos olímpicos. O imperador romano Teodósio após banir os jogos fechou o templo. A estátua foi transportada para Constantinopla ( Hoje Istambul – Turquia ) e foi destruída por um grande incêndio por volta de 462 d.C.

5) O Colosso de Rhodes foi construído entre 292 e 280 a.C. em homenagem ao Deus Sol ( Hélio ) e ficava na Ilha de mesmo nome na Grécia ( Ilha de Rhodes – Mar Egeu – Europa ). Era a maior estátua do mundo antigo com aproximadamente 31 metros de altura, construída para demonstrar ou homenagear uma bem sucedida defesa da cidade num cerco naval. Nada mais existe devido a área sísmica local o qual os terremotos eram relativamente constantes, deveria ser fantástico. Ao menos a ilha é linda e vale a pena a visita.

6) Os Jardins Suspensos da Babilônia. Ficavam na antiga Suméria e Acádia ao Sul da Mesopotâmia, hoje o Iraque ( Ásia ), mais especificamente 80 km ao Sul de Bagdá. Supostamente construídos nos meados do século VI a.C. por Nabucodonosor ( quem não estudou isso na escola ? ), apenas para exibição com plantas que jamais nasceriam naturalmente por lá. É a maravilha do mundo antigo mais difícil de ser recriada ou de se imaginar. Nada mais existe e quase nada se sabe sobre eles. Saddan Hussein em vida oferecia uma fortuna para quem explicasse como eram irrigados esses jardins, já que naquela região quase não chove para se ter tanta ostentação verde e bela.

7) O Mausoléu de Halicarnasso ou de Mausolo. Era uma tumba construída em 350 a.C. pela esposa ( e irmã ! ) para o rei de nome Mausolo, um rei pouco conhecido, porém numa região muito estratégica e com influência política. Foi destruído por volta do ano 1494 também por um terremoto. Ficava na antiga cidade de Halicarnasso, Turquia ( Ásia ). Depois o nome foi Petronium, hoje atual Bodrum.  

AS MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO

     Foram eleitas em 07/07/07, também considerando monumentos criados e construídos pelo homem e também PATRIMONIOS MUNDIAIS DA HUMANIDADE definidos pela UNESCO. Ficaram eleitos por quase cem milhões de pessoas pelo mundo ( na verdade muito pouco para quem tem uma população de 6 bilhões … ). Essas ainda estão aí para que todos nós conheçamos, muitas delas consideradas lendas. Foram 21 selecionadas : 

1) Grande Muralha da China ou As Muralhas da China ( Great Wall ou Wan Li Chang Cheng ) Ásia. Foram construídas por várias dinastias como forma de defesa militar, iniciada em 220 a.C. Hoje é apenas atração turística e marco do país. Uma lenda diz que é possível vê-las do espaço, o que é impossível, apesar de ser absolutamente imensa com sua extensão sendo ainda discutida em diferentes dados, partindo de 6 mil até quase 9 mil quilômetros de extensão. Sua largura entre uns 4,5 a 9 metros e altura dos muros em torno dos 7,5 metros, chegando a 10 ou 12 metros nas torres que eram as  fortalezas de defesa, todas medidas controvérsias e modestas em comparação ao comprimento.             

2) Cidade de Petra iniciada por volta do ano 312 a.C. foram enclavadas nas pedras no deserto da Jordânia no Oriente Médio ( Ásia ), daí o nome Petra. Fica aproximadamente uns 230 km da capital Amã. São construções feitas em rochas e montanhas, chegando a lembrar literalmente a idade da pedra.

3) Cristo Redentor no Rio de Janeiro ( América do Sul ). O cartão postal do Brasil inaugurado em 12 de outubro de 1931, representa o símbolo do Cristianismo brasileiro e mundial. Não foi um presente da França ao Brasil igual a Estátua da Liberdade aos Estados Unidos, muitos acreditam nisso. O Cristo Redentor foi projetado e construído por brasileiros lá mesmo no alto do morro do Corcovado e existem aproximadamente umas 200 réplicas espalhadas pelo Brasil.

4) Machu Pitcchu significa ” Montanha velha ” em quechua, quichua ou quéchua ( lingua indígena dos Andes ). Construída no século XV próxima a Cuzco no Peru ( América do Sul ), está em uma altitude de 2.400 metros e é símbolo do império Inca, descoberta apenas em 1911.

5) Chichen Itza é uma cidade arqueológica do Templo Maia na Península de Yucatan no México ( América Central ) aproximadamente ao ano 455 a.C. Eram pirâmides diferentes das egípcias, tanto no formato como no propósito. Eram para sacrifícios humanos, um tanto drástico para uma maravilha do próprio homem. Porém a construção sem dúvida é um fenômeno.

6) Coliseu ou Anfiteatro Flaviano iniciado por volta de 70 d.C. em Roma, Itália ( Europa ). Passou por inúmeras reformas e modificações. Famoso por seus filmes e batalhas de gladiadores foi um lugar onde, infelizmente, morreu muita gente. É um dos monumentos mais visitados no universo.

7) Taj Mahal – Agra na Índia ( Ásia ). Mausoléu que foi construído no século XVII pelo que se é considerado a maior prova de amor do mundo pelo imperador Shahabuddin Mohammed Shah Jahan ou simplesmente Shah Jehan. Demorou 22 anos para ser acabado e este imperador teria mandado amputar as mãos e/ou cegar os artesãos que ali trabalharam para que nunca mais pudessem fazer outro parecido.

      Além das sete primeiras, ainda foram selecionadas : 

8) Acrópolis – Athenas, Grécia ( Europa ). Construída aproximadamente em 450 a.C. como forma de proteção no ponto mais alto da cidade, daí o significado ” Cidade Alta “. Aqui foi onde tudo começou; Democracia, Filosofia, Política, Comédia, Drama, Astronomia, Matemática …

CURIOSIDADE > O leitor já deve ter ouvido falar em várias situações alguém dizer que tal lugar ou objeto ou coisa é a 8ª maravilha do mundo. Até King Kong levou esse título no cinema. Estão se referindo as 7 Maravilhas do Mundo Antigo ( citadas acima ) … daí tal lugar, objeto ou coisa seria a 8ª, devido à beleza. Porém, na realidade, somente em 07/07/07 é que foram eleitas essas Maravilhas do Mundo ( Moderno ou Novas ) e somente a Acrópolis de Athenas aqui citada é que é a 8ª Maravilha do Mundo, o resto é só especulação ou interesse pessoal ou mesmo falta de conhecimento.

9) Complexo de Palácios e Fortalezas de Alhambra abrigavam o monarca da Dinastia Nasrida por de 1527 ou século XVI. Fica em Granada na Espanha ( Europa ).

10) Templo ou Complexo de Angkor são ruínas do século XII, uma construção religiosa do império Khmer e símbolo do Camboja ( Ásia ), absolutamente inacreditável !! Para mim, a mais exótica visita de todas.

11) Estátuas ou Moais na Ilha de Páscoa. Construídas por volta de 1300 a.C. representam a cultura do povo Rapanui sendo consideradas um dos maiores mistérios. A ilha pertence ao Chile ( América do Sul, porém a localização é no meio do Oceano Pacífico ). É a ilha mais afastada com habitantes humanos.

12) Torre Eifel construída em Paris, França ( Europa ) em 1889 pelo centenário da Revolução Francesa é um marco e uma das mais conhecidas estruturas no mundo.

13) Mesquita de Hagia Sophia. Construída entre 532 e 537 d.C. pelo Império Bizantino para ser a Catedral da antiga cidade de Constantinopla ( Ásia ). Exemplo de arquitetura, acabou virando uma Mesquita e hoje é um museu na atual cidade Istambul.

14) Templo Kyomizu-dera construído em 780 d.C. para uma das seitas mais antigas do Budismo. Fica no distrito de Higashiyama a leste de Kyoto no Japão ( Ásia ).

15) Kremlim, Praça Vermelha e Catedral de São Basílio. Kremlim é qualquer complexo nas cidades históricas Russas e significa ” Fortaleza “, sede do governo. Praça Vermelha é a famosa praça dos desfiles em Moscou, Rússia ( Ásia ). A Catedral de São Basílio fica na praça vermelha e foi construída aproximadamente em 1560 com a aberração do Czar Ivan ( o terrível ) em mandar arrancar os olhos do arquiteto para que o mesmo não pudesse construir mais nada igual, pratica comum na antiguidade.

16) Castelo de Neuschwanstein ou Schloss Neuschwanstein ( Castelo Novo Cisne de Pedra )  construído no século XIV é um dos cartões postais da  Alemanha ( Europa ). Fica próximo as cidades de Fussen e Hohenschwangau, também conhecido como o Castelo de contos de fadas ou da Cinderela para os Studios da Disney. É o único castelo eleito entre as Maravilhas atuais.

17) As Pirâmides de Gizé no Egito ( África ), na minha opinião deveriam ficar eternamente em primeiro lugar, afinal de contas ainda estão de pé ! Construídas há 5 mil anos era a primeira na lista das Maravilhas do Mundo Antigo, além do eterno mistério de como foram erguidas àquela época.  Para mim não foram feitas por mãos humanas, apesar de tantas supostas explicações. Acredito que, por já ter sido a campeã na primeira eleição e por ser tão mais antiga que as outras, não quiseram repetir a listagem e optaram por deixá-la de fora no quesito Mundo Moderno ou Atual. De qualquer forma, conhecer esses ícones em destaque não deixa de ser uma viagem no tempo. Existem muitas pirâmides espalhadas pelo mundo e o mistério todo que as cercam sempre será atrativo para o homem.

CURIOSIDADE > O país onde mais existem pirâmides não é o Egito e sim o México que tem a maior pirâmide em volume do mundo chamada Tepanapa ou Grande Pirâmide de Cholula. Existe uma pirâmide mexicana com características exatamente iguais a outra na Indonésia, milhares de quilômetros separam uma da outra. E a pirâmide mais alta do mundo também não é egípcia … com 300 metros de altura chamada Pirâmide Branca ou ” Mãe das Pirâmides “, fica no terceiro maior país do mundo, o país da língua mais falada no mundo, a China, afinal são praticamente 2/3 da população mundial falando chinês entre outros dialetos locais. Até mesmo na Bíblia há uma menção sobre pirâmide, considerando que elas foram construídas para alcançar os Deuses, é a Torre de Babel, que, além de terem a base para suas construções na fé e em uma enorme motivação, também foram baseadas nas leis da física, claro, senão não parariam em pé, pois utilizam suas bases maiores para esse fim. Existem algumas frases que desafiam as construções humanas : ” Não há nada feito pelo homem que cedo ou tarde o tempo não destrua “. Já um provérbio árabe diz : ” O Homem teme o tempo … … O tempo teme as Pirâmides “.

18) Estátua da Liberdade. Símbolo americano é o marco do centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos ( América do Norte ), está em Nova York na chamada Ilhota da Liberdade desde 1886 como prêmio dado por Napoleão III da França após uma batalha vencida contra a Inglaterra.

19) Stonehenge ou Hanging Stones ( Pedras Suspensas ) – Próximo à Amesbury, Inglaterra ( Europa ). Outro grande mistério cercado de lendas. É um monumento circular megalítico possivelmente da Idade do Bronze construído para observações astronômicas. Antigo e místico, acredito que somente isto chegue a ser tão antigo ou até mesmo mais antigo que as pirâmides …

20) Ópera ou Teatro de Sydney iniciada em 1959 somente foi inaugurada em 1973 devido um abandono do projeto, hoje é símbolo da Austrália na Oceania. Foi inspirada em uma laranja descascada ( cascas ) e uma lenda diz que um fantasma aborígene anda por lá … vai saber …

21) Cidade de Tumbuktu ou Tombouctou fundada aproximadamente no ano 1100 d.C. em Mali ( África ) para recepcionar as caravanas que vinham do Saara, controlando todos os negócios de ouro e sal na região.   

www.famouswonders.com / www.new7wonders.com  

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 30/12/2011 > INGLATERRA

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo