Dia Nacional da Saúde: uma data que não pode ser esquecida

O Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, foi escolhido em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu neste dia, em 1872. Mas, mais do que servir para lembrar os ótimos feitos do sanitarista, conhecido por lutar contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, essa data deve ser utilizada para lembrar que ações em prol da qualidade de vida devem ser praticadas diariamente.

Felizmente, este ano tem se multiplicado os programas de promoção e atenção à saúde e de prevenção dos riscos de doença. Isso porque vejo programas de televisão incentivando o esporte, pessoas cada vez mais preocupadas com a alimentação e com a prevenção. Sim, porque os cuidados com a saúde não devem ser realizados apenas quando o organismo dá algum sinal de que algo está errado. Procurar um médico e fazer exames periódicos deve fazer parte da rotina de todos que buscam viver melhor.

Outro ponto importante a ser destacado nessa data é o perigo da automedicação. Infelizmente, tomar remédios sem a orientação médica acabou se tornando um hábito na vida dos brasileiros e tem causado mais riscos à saúde das pessoas do que se possa imaginar. Estudos da Associação Brasileira de Indústrias Farmacêutica (Abifarma) mostram que cerca de 20 mil pessoas morrem por ano no Brasil por conta da automedicação. O problema é que muitas pessoas nem se dão conta do perigo que existe em ingerir um medicamento sem orientação médica.

Uma outra pesquisa, esta feita pelo Ministério da Saúde em 2008, relatou que apenas 30% dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) conseguiram absorver dos medicamentos, os princípios ativos que necessitavam. Dentre as causas do problema, foi identificado o uso incorreto de substâncias durante vários períodos da vida, em o sistema imune é perturbado, como a mais recorrente. Esta ação acaba facilitando intoxicações, hipersensibilidade e resistência de organismos nocivos.

Portanto, o cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter e deve começar nos pequenos detalhes como os citados acima. Se os mais condecorados atletas possuem uma equipe médica que os ajuda conseguir mais vitalidade e gozar de boa saúde, por que as pessoas não podem fazer o mesmo no dia a dia?

Procure um médico, faça exames regularmente e em locais de confiança, pratique exercícios, cuide da alimentação e busque um momento para relaxar. Esses são os segredos de quem quer mais qualidade de vida. Não dá para cuidar da saúde de qualquer forma, com amadorismo, inexperiência e correndo riscos. Basicamente, o que mais importa é que, neste dia 5 de agosto, essas atitudes sejam lembradas e, efetivamente, adotas pelo restante da vida.