Cinebiografia de Edir Macedo, “Nada a Perder”, tem críticas apagadas em site especializado em filmes

Foto: Reprodução/YouTube

Após ter anunciado a venda de R$ 4 milhões de ingressos, porém estreado com sessões com vários lugares vagos, filme que conta a história do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, “Nada a Perder“, cai em uma nova polêmica.

O site americano IMDb apagou algumas críticas recebidas do longa por suspeita de que robôs tenham as escritas. A cinebiografia do pastor chegou a ter nota 10, tendo inclusive a mesma avaliação que o clássico de Francis Ford Coppola, “O Poderoso Chefão”.

Filme "Nada a Perder" recebe nota alta no IMDb. Foto: Reprodução
Filme “Nada a Perder” recebe nota alta no IMDb. Foto: Reprodução

Pra quem não sabe, o IMDb (Internet Movie Database) é um site que traz informações do mundo do cinema, séries, programas de TV, comerciais e música. É considerado um dos melhores sites especializados em críticas. Além de possuir uma breve descrição do filme, série, música, os membros podem avaliar de 1 a 10 o conteúdo. Essa avaliação ajudará no Top 250, lista que revela os melhores filmes – dentre eles, estão: “Um Sonho de Liberdade” (1994) e “O Poderoso Chefão” (1972).

A cinebiografia do dono da Record TV chegou até receber notas maiores que os filmes premiados do Oscar, como o filme que ganhou quatro estatuetas, “A Forma da Água” que possui 7,5; Dunkirk que tem uma avaliação de 8,0; e até mesmo do sucesso mundial de bilheteria “Pantera Negra” (7,8). A título de curiosidade, os filmes brasileiros com as melhores avaliações, são: “Cidade de Deus” e “O Auto da Compadecida” com 8,6; “Tropa de Eliete” e “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro” com 8,1 e “Central do Brasil” com 8,0.

Segundo a UOL, A denúncia revelou que as críticas eram suspeitas, pois as resenhas pareciam de alguém que não tinha domínio da língua inglesa. Com isso, o IMDb reduziu de 150 para 7 o número de críticas sobre o filme. 15 mil pessoas deram nota 10, enquanto 1,3 mil deram 1.

Após denúncia, "Nada a Perder" cai na avaliação do IMDb. Foto: Reprodução
Após denúncia, “Nada a Perder” cai na avaliação do IMDb. Foto: Reproduçã

Nada a Perder” tem a direção de Alexandre Vancini, mesmo diretor de “Os 10 Mandamentos: O Filme”, é baseado na trilogia de mesmo nome e conta a trajetória e prisão do bispo Edir Macedo. O filme ainda continua nos cinemas, confira os horários.

Você já assistiu? Conte pra gente!

Nota de esclarecimento

A assessoria de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus entrou em contato com a Tribuna do Paraná e explica que a avaliação no site americano IMDb foi feita de forma voluntária dos próprios fieis. E ressalta que “ninguém pediu elogios ou notas altas”. E que a Universal não possui “robôs” – como tratado não só no meu blog, como nos sites Cine Pop, Folha de LondrinaPortal Terra e Portal UOL – e sim, “milhões de adeptos e seguidores nas redes sociais que existem e têm nome, e podem ser confrontados por qualquer veículo que queira confirmar”.

E termina dizendo que os adeptos da igreja são ignorados e considerados consumidores de segunda classe.

Nossa equipe acompanha e novas informações sobre a exclusão dos comentários e avaliações do IMDb poderão ser vista no próprio blog.

Filme sobre impeachment da Dilma tem sessões lotadas e é aplaudido de pé