“Deadpool 2” é para maiores de 18 anos?

Foto: Reprodução

Muito que bem, ontem (17) estreou a nova sequência de Deadpool. O que chamou mais atenção foi à notícia de que o filme teria classificação para maiores de 18 anos e que nem acompanhado pelos pais ou responsável o menor poderia assistir ao longa no cinema. Porém, na manhã desta sexta, a Fox Film Brasil, pelo Twitter, anunciou que foi alterado para maiores de 16 anos. Mas afinal como funciona a Classificação Indicativa?

Leia também: Crítica do filme Deadpool 2

No site do Ministério da Justiça, a Classificação Indicativa tem o objetivo de informa às famílias através das faixas etárias sobre conteúdos audiovisuais que não são recomendados para crianças e adolescentes. Não só filmes, mas os conteúdos que sofrem com esse sistema de classificação são todos produtos audiovisuais – televisão, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG). Lembrando que não é censura, mas um sistema que protege os pais antes que o conteúdo seja visto principalmente pelos filhos. Para entender melhor, farei uma breve explicação de como é a classificação indicativa.

Como funciona o Critério de Classificação Indicativa?

Fonte: Ministério da Justiça
Fonte: Ministério da Justiça

É claro que isso é apenas um resumo dos principais critérios de classificação que se leva em conta. Mas com essa tabela já podemos fazer uma boa reflexão. O primeiro filme do “Deadpool” foi classificado para maiores de 16 anos, até aí tudo bem, acho que foi válido. Mas vamos fazer de conta que a sequência do super-herói fosse para maiores de 18 anos. Por que essa indicação, a meu ver, foi equivocada com referência em outros filmes.

Cena do filme "Motorrad - A Trilha da Morte". Foto: Reprodução/YouTube
Cena do filme “Motorrad – A Trilha da Morte”. Foto: Reprodução/YouTube

Começando com o quesito violência, “Motorrad – A Trilha da Morte”, terror brasileiro para maiores de 16 anos, tem cenas mais impactantes e com atos de violência gratuita que sobressaem em Deadpool 2. A trilogia “O Poderoso Chefão”, para maiores de 14 anos, também, as sequências de violências vistas principalmente nos finais dos filmes da família de mafiosos chegam a ter o  mesmo teor do herói da Marvel.

Leia mais: Crítica do filme Motorrad – A Trilha da Morte

Cena do filme "American Pie - O Casamento". Foto: Reprodução
Cena do filme “American Pie – O Casamento”. Foto: Reprodução

Já em sexo e nudez, Deapool 2” não possui sexo explícito, de forte impacto, como visto no filme brasileiro “Aquarius”, para maiores de 16 anos, onde possui uma cena de sexo grupal, incluindo exibição de órgãos genitais. Outro caso é a sequência “American Pie”.Classificada para maiores de 16 anos, a comédia grotesca possui mais cenas com teor sexual do que o filme do herói cômico.

Cena do filme "Trainspotting - Sem Limites". Foto: Reprodução
Cena do filme “Trainspotting – Sem Limites”. Foto: Reprodução

E pra finalizar, não há cena com apologia a drogas ilícitas em “Deadpool 2”. Ou seja, o longa não tem personagem falando dos benefícios de heroína, LCD… Como visto nos filmes “Into the Void” e “Trainspotting: Sem Limites“.

Enfim, a Fox Film do Brasil recorreu à justiça e anunciou no Twitter a nova classificação para 16 anos, inclusive, assim como o filme, fez piada com a situação. Veja:

Quer ver o filme? Confira a programação completa