Vida em matilha

Como já falamos aqui, cerca de 60% dos lares paranaenses têm pelo menos um cachorro. São animais que vivem casas e apartamentos, com famílias ou pessoas que moram sozinhas. Alguns recebem muita atenção e afeto. Outros, no entanto, passam os dias sozinhos ou pior ainda, vivem presos cruelmente a uma corrente, como num eterno castigo.

Quer adotar um pet? Veja as feiras que acontecem neste final de semana

Mas e você, já parou para pensar como seu cão prefere viver? Os cachorros são animais sociáveis, que detestam ficar sozinhos. Antes de serem domesticados, eles viviam em matilhas, na companhia de outros animais de sua espécie, o que garantia proteção e sobrevivência ao grupo.

Mas hoje, quando deixados sozinhos, alguns cães acabam ficando tristes e entediados, ao ponto desenvolverem comportamentos compulsivos como: lamber as patas ou chorar sem parar, deixar de se alimentar e até destruir objetos da casa.

Para deixar seu cãozinho mais feliz, algumas medidas podem ser adotadas, entre elas passear com ele antes ou ao voltar do trabalho, oferecer brinquedos, promover atividades com alto gasto de energia, colocar alguém para tomar conta dele na sua ausência ou então, a ação que considero mais bacana: arrumar um companheiro para ele! O que acha? Que tal adotar outro cãozinho para fazer companhia para seu melhor amigo?

 

Agenda de feiras e eventos

Sábado 22/04

Campanha de Adoção de Cães e Gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br