Seu cão anda triste? Saiba se ele pode estar deprimido

Foto: Pixabay

Seu cão anda meio “pra baixo” ou tem apresentado comportamentos diferentes do habitual? Saiba que assim como nós, seu amigão também pode ser afetado pela depressão. De acordo com especialistas, o distúrbio pode atingir os animais que passam muito tempo solitários ou que enfrentam mudanças bruscas ou radicais em suas rotinas, entre outros fatores.

Segundo o especialista em comportamento animal e adestrador do Red Dog Walker Fernando Lopes, filiado ao aplicativo Pet Booking, as raças mais propensas a quadros depressivos, são Border Collie, Whipet, Pastores, Labradores e Terriers. E ainda de acordo com o adestrador, não é difícil identificar os sintomas da doença nos pets.

“Os principais sintomas de depressão estão ligados ao comportamento do pet. O cão que está infeliz demonstra isso através da mudança de temperamento ou com o desenvolvimento de hábitos que não são comuns à sua personalidade, como, comer compulsivamente e de forma rápida qualquer alimento oferecido, ou ficar sem regras para fazer xixi e coco nos lugares corretos, além de apresentar muita atividade noturna, trocando o dia pela noite”, explica.

Outras atitudes como crise de agressividade sem motivo aparente ou lamber e morder as patas dianteiras, chegando a causar feridas também são sinais de alerta. Já um cão feliz, segundo o especialista, costuma estar sempre abanando rabo, com a cauda para cima. “Animais que apresentam essa postura corporal com frequência e que procuram sempre algum tipo de interação com o tutor, dificilmente serão diagnosticados com depressão”, afirma Fernando.

Tratamento

Para evitar o problema, a recomendação é proporcionar qualidade de vida ao animal, passeando com seu cachorro diariamente (em dois períodos do dia), oferecer alimentação de qualidade em horários regrados e fazer com que ele socialize, tendo contato com outros cães e pessoas.

Caso o cão já esteja deprimido, o remédio indicado pelo adestrador é combinar uma série de atividades que o estimule, como visitar lugares novos para sentir odores diferentes, fazer com que ele brinque e pratique atividades físicas e treiná-lo com comandos de adestração básicos, para que ele exercite a mente.

Agenda de eventos e feiras de adoção

Adoção responsável: Este lindo filhote e seus irmãos, que têm pouco mais de dois meses de vida, foram resgatados em São José dos Pinhais e agora buscam agora um novo lar. No total, são quatro fêmeas e um macho, já desverminados. Informações com a Patrícia Marques (41) 9 9646-7520.
Adoção responsável: Este lindo filhote e seus irmãos, que têm pouco mais de dois meses de vida, foram resgatados em São José dos Pinhais e agora buscam agora um novo lar. No total, são quatro fêmeas e um macho, já desverminados. Informações com a Patrícia Marques (41) 9 9646-7520.

Sábado 2

Campanha de adoção responsável de cães e gatos do grupo Adote Com Consciência. Na BR Vet Farmácia Veterinária, Rua General Polli Coelho, 192 – Tarumã, das 10h às 16h.

Encontro de adoção de cães e gatos em parceria com as ONGs Amigo Animal e Focinhos Curitiba. No HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3.448, das 10h às 17h.

Evento de adoção de cães dos grupos Salva Bicho e Ajude Focinhos Curitiba, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Domingo 3

Campanha de adoção de cães e gatos do Grupo Adote com Consciência Curitiba, na Sociesc, na Linha Verde, BR-116 Km 106,5 – n°18805, Pinheirinho, das 10h às 16h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br