Plaquinha de Identificação!

Toda semana recebemos pedidos de ajuda para divulgarmos pets desaparecidos: normalmente, os donos destes animais “não sabem como o coitadinho” escapou.  Na maioria das vezes, os animais são atropelados ou ficam vagando desnorteados pelas ruas, até morrerem de fome ou de doenças. Muito raro que um desses animais, ainda mais se já for adulto, seja resgatado e adotado por uma alma boa.

Mas vejam, que eu saiba, cachorro não abre portão sozinho (pelo menos a grande maioria deles – eu resgatei um pastor alemão uma vez que abriu o cadeado do portão com os dentes, eu vi ele fazendo isso, senão não acreditaria!). Quando uma casa é assaltada e os cães são afugentados, ou roubados,  só aí a culpa não é dos tutores.

Com relação aos gatos, só fogem se estão em casas inseguras, sem telas. E na maioria as vezes, fogem por não estarem castrados, para irem cruzar.  Muitos  gatos morrem por conta da falta de atenção dos donos, quer seja por ataque de cães da vizinhança, envenenados por pessoas cruéis ou na maioria das vezes, atropelados.

Agenda Sábado 29/10

Adoção de cães Grupo Adote com Consciência 10h às 16h na Clínica Bom Pastor, R. Mateus Leme 2133

Evento de adoção Salva Bicho, Praça Santa Filomena, R Augusto Stresser – das 10h30 às 16h30.

Domingo 30/10 – Feira de adoção da Casa do Produtor, R. Eng Rebouças, 1814, das 10h às 16h.

O pior de tudo é quando a gente pergunta: o bichinho tinha plaquinha de identificação? “Não”….. Ou então: “Ah, eu tirei porque ele não gosta de usar coleira”. Ou “pra dar banho nele”…Enfim, desculpas não faltam, mas a verdade é uma só: falta de cuidado, de precução dos tutores!

Existem duas maneiras de se identificar um pet: com microchip implantado, que custa mais de R$ 100,00 e apenas algumas clínicas tem o aparelho leitor – que só mostra o número do microchip, mas daí a localizar o animal, mesmo tendo sido cadastrado na prefeitura – é uma novela, ou com uma simples plaquinha de identificação com o nome do pet e os telefones dos donos, pendurada na coleira ou numa correntinha de metal no pescoço do animalzinho.

A plaquinha de metal, com formato de ossinho, custa apenas R$ 6,00, gravada, na Praça Rui Barbosa. A gravação é feita na hora. Fora isso, ainda existem alternativas mais baratas como as etiquetas de plástico (tipo organizadoras de chaves) com telefone escrito com caneta, ou mesmo escrever na própria coleira de couro do animal o telefone do dono, com caneta esferográfica. Ou seja, não tem desculpa.

Sabe aquela história que prevenir é melhor que remediar? Pois é… Melhor de tudo é ficar atento ao seu animal de estimação. Por via das dúvidas, como segurança, colocar plaquinha neles. Meus quatro cães tem microchip e plaquinha de identificação e temos um sistema muito seguro em casa para entrar e sair com carro da garagem, levá-los pra passear, etc. Porque quem ama, identifica seu pet!

 

Voltar ao topo