Mais castrações, menos bichos nas ruas

Foto: Divulgação.

Foram feitas na última terça-feira (31) as primeiras castrações no Castramóvel, veículo da Prefeitura de Curitiba equipado com um centro cirúrgico preparado para atender os animais. A ação realizada em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promete zerar a fila de animais que aguardavam pelas esterilizações.

De acordo com os responsáveis, a meta é castrar cerca de 100 animais em 70 dias. O objetivo principal é atender animais que pertençam a famílias que não tenham condições financeiras de pagar pela castração. Pelo menos cinco cães ou gatos serão operados a cada dia e os primeiros a serem atendidos são os animais da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), um dos locais segundo a prefeitura, com mais cães e gatos aguardando pelas cirugias. Esta ação, ainda de acordo com a prefeitura, faz parte de um processo permanente que pretende castrar 15 mil animais por ano.

Coluna-Mania-Animal-2
Foto: Divulgação/SMCS

Essa notícia anima quem atua na causa animal, afinal este trabalho há tempos é feito por muitos cidadãos de forma voluntária, com recursos do próprio bolso. A nós, cabe acompanhar e torcer que esta ação seja um sucesso e que, muitas pessoas possam ter acesso às castrações para seus animais. Isto, em conjunto com campanhas educativas de guarda responsável pode ajudar a diminuir o número de bichos abandonados e maltratados pelas ruas da nossa cidade.

Cadastro: Ainda não há vagas para o agendamento de novas castrações. Situação que pode mudar quando novas clínicas forem credenciadas pela prefeitura e novos veículos adquiridos.

Castrações: as cirurgias de esterilização reduzem o risco de doenças como câncer de mama e útero nas fêmeas e de próstata nos machos, além de não alterar a personalidade dos animais.

Agenda
Sábado 4

– Campanha de Adoção do Tomba Latas Curitiba, no Namu Royal Pet Store, Rua Mateus Leme, 1481, das 10h às 16h.
– Evento de Adoção de Cães e Gatos do Grupo Adote Com Consciência, no Bicho Chic Petshop, Rua José Carolo, 888 – Ecoville, das 10h às 16h.
– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico. Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.
– Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.
– Miau, miau! Campanha de Adoção de Gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.
– Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças, das 10h às 16h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br

Voltar ao topo