Garanta um Carnaval tranquilo para seus animais

O Carnaval já está aí, os próximos dias serão de festa e diversão. Folia que, no entanto, acaba mexendo com a rotina das pessoas e dos animais. E para garantir que os pets permaneçam bem e saudáveis, precisamos redobrar os cuidados diários e se possível, manter as atividades que eles seguem normalmente, sem grandes mudanças em seus horários, passeios e alimentação.

Para quem vai viajar e levar o bicho de estimação, a orientação do veterinário da pet shop Petland Batel Bernardo Dagostim é verificar se o antipulgas e as vacinas estão em dia, principalmente se o destino for a praia. “É preciso tomar cuidado com doenças que podem ser transmitidas por mosquitos, que tem indecência maior nas regiões litorâneas, como a dirofilariose (doença do verme do coração) e a leishmaniose, que podem ser bem graves para o animal. Nestes casos a vacinação e o uso de repelente de mosquito podem ajudar”, indica.

Ele ainda recomenda conversar com seu veterinário de confiança antes de viajar ou sair para a festa, para verificar quais são as orientações e as medidas que podem proteger o animal de doenças e acidentes. De acordo com Dagostim, entre os atendimentos mais comuns nesta época do ano estão os episódios de vômito e diarreia, problemas com o sol e calor, com o barulho intenso e os ferimentos em cães ansiosos.

“No carnaval temos às vezes visitas em casa que acabam dando um petisco, como um pedaço de churrasco para o cão, o que pode provocar distúrbios gastrointestinais. Também temos os animais que se machucam quando ficam sozinhos, que se assustam com barulhos e os cães, como os Pugs e Shih Tzus, que sofrem com o calor, por conta do focinho achatado (braquicefálicos). Outro problema é o sol. Cães de pelo curto e branquinho precisam de protetor solar, pois são mais sensíveis. Também incomodam as temidas pulgas e carrapatos, que se reproduzem mais nesta época, com o calor”, explica o veterinário. Segundo Bernardo, a maioria das situações pode ser prevenida. Mas em casos de emergência o ideal é procurar uma clinica ou hospital veterinário para um pronto atendimento.

Durante a folia, não esqueça de verificar:

– As vacinas do seu pet

– Antipulgas

– Repelente

– Vermífugo

– Protetor solar

– Se o animal está em um ambiente ventilado ou com ar condicionado

– Se há barulhos excessivos vindos da rua

– Se ele tem água fresca e limpa

 

Sinais de alerta – Procure um veterinário se seu pet estiver:

– Apático,

– Vomitando ou com diarreia frequente

– Com frequência respiratória elevada

– Com alteração de consciência,

– Sinais de desidratação,

– Febre,

– Dor

– Ou outro sintoma incomum

 

Agenda 

Domingo 26

– Mutirão de banho para os cerca de 1000 cães abrigados na chácara da ONG Amigo Animal, em Campo Magro. Os voluntários se encontram no Campo Comprido às 8h30 e seguem juntos para a Chácara. Informações: amigoanimal@ org.br e www.facebook.com/AmigoAnimalCaes/

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br

 

Voltar ao topo