Entendendo seu cão

Adoção responsável: Gabriel é um cão especial, que perdeu uma pata e o rabo. Muito dócil, ele tem dois anos, porte pequeno, já está castrado e vacinado. Adoção com a Ester da Cruz (41) 99876-3564 / Divulgação

Você já parou para pensar o que seu cão acha do estilo de vida que ele e sua família levam? Se pudessem falar, eles talvez diriam que as coisas poderiam ser mais simples. Afinal, apesar de estarem cada vez mais humanizados, com hábitos parecidos com os das pessoas, os cães precisam de poucas coisas para ser felizes, geralmente basta água, comida, abrigo, exercícios, cuidados e afeto.

E tratar o cachorro como uma pessoa, pode de fato, fazer mal a ele. Segundo o adestrador da EduCanis Brasil Atila Belles, a maioria dos problemas comportamentais dos cães decorre da maneira como os tutores lidam com os pets. “Cerca de 90% dos atos indesejados dos cachorros são proporcionados pelos humanos, que introduzem e aceitam comportamentos inadequados, como a humanização. Mas isso pode ser trabalhado com a psicologia canina. A ideia não é culpar os responsáveis, mas oferecer conhecimento para melhorar o relacionamento entre as pessoas e os animais”, explica.

Entre os problemas mais comuns apontados pelo adestrador está a Síndrome da Ansiedade da Separação. Cachorros afetados por ela sofrem quando ficam sozinhos, sem seus tutores. Neste período acabam latindo além da conta, roendo ou arranhando móveis, fazendo xixi fora do lugar, entre outras traquinagens. “A superproteção e a humanização mexem com a cabeça deles e aí, quando o dono sai, o cachorro não sabe o que fazer, entra em parafuso. Cachorro é cachorro. Você pode amar o seu como um filho, mas não tratar como. Ele é um animal e precisa ser respeitado.” diz Atila.

O adestrador ainda esclarece que a mente canina funciona como a de uma criança pequena. “Eles vivem o presente, não têm memória de longo prazo e não ficam magoados. Para viver felizes, precisam de regras claras e de paciência por parte de seus responsáveis. Mas com calma, persistência, exercícios e os treinos certos, qualquer comportamento inadequado tem solução”, reforça.

Dicas para evitar a Síndrome da Ansiedade da Separação:

– Ao sair ou chegar em casa, só agrade seu cão quando ele estiver calmo. Não faça muito alarde da sua saída, simplesmente saia. Isso evita estresse ao animal.

– Para deixar o cão tranquilo, deixe uma peça de roupa sua onde ele dorme, pode ser uma camiseta. Quando sentir sua falta ele vai procurar a roupa com seu cheiro e se acalmará.

Agenda

Quinta 09

– Palestra Entenda o comportamento do seu cão, com o adestrador Atila Belles. Na Vitrine de Ideias, piso L2 do Shopping São José, Rua Izabel A Redentora, 1434 – São José dos Pinhais, às 19h.

Sábado 11

 Campanha de Adoção do Tomba Latas Curitiba, no Valentyna Pet Store, Rua Professor Ulisses Vieira, 448, das 10h às 16h.

– Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h.

– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico. Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

– Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, das 10h às 16h.

– Feira de cães e gatos em parceria com a ONG Amigo Animal, no HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448 – Parolin, das 14h às 18h.

– IX Feira de Adoção de cães e gatos do Grupo Força Animal, na Mercadoteca, Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê, das 11h às 17h.

– Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças, das 10h às 16h.

– Bazar Animal em prol dos animais de Piraquara, na Rua Artur Martins, 30 – Vila Ipanema, Piraquara, das 9h às 17h.

 

Domingo 12

– Bingo da Associação Vida Animal (Avan), no Clube Urca, Rua Albano Reis, 170 – Ahú, a partir das 15h. Participe, doe doces e salgados para a cantina ou atue como voluntário. facebook.com/avancuritiba/

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br