Filhote de cães e gatos precisam de atenção e cuidados especiais

Ter um filhotinho de cão ou gato sempre traz alegria para a casa. Desajeitados e amorosos, eles comovem até as pessoas mais duronas com tanta fofura. Mas como todos os bebês, eles precisam de atenção e cuidados, para que cresçam saudáveis:

Vermifugação: As primeiras doses de vermífugo, para filhotes de cães e gatos, devem ser administradas aos 15, 30 e 45 dias, conforme peso do animal em cada fase.

Vacinação: Cães podem ser vacinados com a vacina óctupla ou déctupla, com a primeira dose entre 45 e 60 dias de idade, depois são mais duas doses no primeiro ano. A vacina antirrábica deve ser aplicada com quatro meses de idade. Gatos tomam a quádrupla ou quíntupla, com a primeira dose aos 60 dias, seguida de mais duas doses. A antirrábica somente uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla ou quádrupla.

Controle de parasitas: Pulgas transmitem vermes e podem causar alergia, coceira e desconforto. Filhotes muito pequenos podem receber spray antipulgas. Para filhotes com mais de 60 dias, há opções de antipulgas que são aplicados na nuca do animal.

Escovação: Acostumar o filhote com a escovação bucal e dos pelos é importante para os pets, garantindo a saúde dos dentes, gengiva, dos pelos e pele. Há escovas específicas para cada espécie e porte de animal.

Banho: Os banhos em pet shops devem ser evitados antes do fim do esquema vacinal. Para manter o filhote limpo os banhos podem ser feitos em casa, cuidando para não molhar os ouvidos dos pets e secando bem a pelagem. Para eles, o ideal é usar shampoos e condicionadores exclusivos para filhotes. Nos dias frios, outra opção é o banho seco, em pó ou spray.

Passeios: Os passeios na rua ou em parques também só devem acontecer após o término das vacinas, mas o tutor pode ir acostumando o pet a usar peitoral e guia treinando com ele dentro de casa.

Fonte: Thaís Casagrande coordenadora de Medicina Veterinária da Universidade Positivo (UP) e Sandra Schuster farmacêutica da docg., a primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets.

Adoção responsável: Neguinha, tem oito meses, porte pequeno e já está castrada e vacinada, pronta para ir para seu novo lar. Adoções com Fernanda Degaspari 41 98874-1794 Foto/ Divulgação
Adoção responsável: Neguinha, tem oito meses, porte pequeno, já está castrada e vacinada, pronta para ir para seu novo lar. Para adotá-la fale com Fernanda Degaspari 41 98874-1794 Foto/ Divulgação

Agenda de eventos e feiras de adoção

Sábado 3                 

Bingo da Associação Vida Animal (Avan), na Rua Comendador Fontana, 57, Centro Cívico, a partir das 15h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Domingo 4

Evento de Adoção de Cães e Gatos do Grupo Adote Com Consciência, no estacionamento da Mercadoteca, Rua Paulo Gorski, 1309 – Ecoville, das 11h às 16h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br