Cuidando dos animais idosos

Cuidando dos animais idosos
Adoção responsável: Este lindo menino tem cerca de três meses e precisa muito de um lar. Para adotar o filhote fale com a Aline Sapula (41) 99678-2589 Foto/ Divulgação

Na semana passada falamos aqui na coluna sobre os cuidados que precisamos ter com os filhotes de cães e gatos. Hoje, nossa atenção vai para os pets idosos, que também têm a saúde mais delicada. Para que eles tenham qualidade de vida precisamos ficar atentos a alguns aspectos:

Alimentação: muitos veterinários recomendam optar por rações específicas para animais idosos, as rações ‘senior‘, indicadas dependendo do porte do animal, após os cinco ou sete anos. Essa alimentação diferenciada é capaz de ajudar na digestão, na proteção de ossos e pele, além de prevenir a obesidade, comum nos ‘velhinhos‘, já que o metabolismo deles também fica mais lento com o tempo, entre outros benefícios.

Dentes e gengivas: escovar os dentes, levar ao veterinário para avaliar a situação dos dentes e gengivas, e se necessário, remover o tártaro ajuda o animal a ter condições de mastigar sua comida. Além de se deliciar com a ração e com os petiscos, a digestão também é facilitada. E é importante cuidar, afinal aparelho para corrigir os dentes já existe, mas dentadura para pets ainda não!

Vacinas: manter o esquema de vacinação anual é fundamental. Verifique se seu veterinário indica a óctupla ou déctupla para seu cão e a quádrupla ou quíntupla para o gato. A Antirrábica não pode ser esquecida e vacina contra a gripe também é importante. Além das vacinas, não esqueça da vermifugação periódica e de usar um bom antipulgas.

Consultas mais frequentes: ter um cão ou gato significa anos de companheirismo e também, de idas ao veterinário. Com a idade, não deixe de acompanhar qualquer sintoma do seu pet, estes sinais costumam revelar problemas ortopédicos, alterações cardíacas, insuficiência renal ou outras doenças.

Fora isso, muito amor, passeios e diversão!

Agenda de eventos e feiras de adoção

Sábado 10

Arraiá HiperZoo com Mini Fazenda, na Rua Desembargador Westphalen, 3.448. Sábado (10) das 9h às 18h e domingo (11) das 9h às 16h.

Arraiau Miau do Grupo Tomba Latas e Valentyna Pet Store, na Rua Professor Ulisses Vieira, 448 – Vila Izabel, a partir das 10h.

Evento de adoção de cães da Associação Vida Animal (Avan). No Parque Barigui, ao lado do Salão de Atos. Das 10h às 16h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico. Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Domingo 11

Evento de adoção do grupo Adote com Consciência, no Bicho Chic PetShop, Rua José Carolo, 888 – Ecoville, das 11h às 16h.

Festa Junina Pet, no Armazém Garagem Bar, na BR-277, n°2630 (na marginal, em frente a Copel), Santo Inácio. Informações com Bianca (41) 99232-3689

3° Arraial do Força Animal. Na rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 2450, a partir das 14h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br