Cuidados com idosos

Este cachorro fofo é o Tobias é porte médio/grande, dois anos, vacinado e castrado e está a procura de um lar em Curitiba. Ideal que na casa tenha outros cães ou crianças para brincar com ele pois é bem molecão ainda. Contato com Ivonete (41) 99601852. Foto: Divulgação

 

Animais de estimação também ficam velhos. A diferença é que eles envelhecem bem mais cedo que os humanos. Assim como nós, precisam de cuidados especiais nesta fase da vida.

De acordo com a doutora Mieko Inahara, da Clínica Veterinária Bom Pastor, cães entram na terceira idade a partir dos oito anos e gatos, com seis anos. Segundo a doutora Mieko, alguns gatos têm apresentado problemas renais – típico da velhice, já aos três anos de idade, o que pode ser consequência de alimentação inadequada. Para gatos, o ideal é estimular que bebam mais água e variar entre ração seca e úmida, para não sobrecarregar os rins.

Com relação aos cães, doutora Mieko ressalta que os de raça envelhecem mais cedo que os vira-latas (estes são mais fortes e menos imunes a doenças). Os cães de raças mini são problemáticos, pois como são fruto de experiências genéticas, são muito mais fracos e sofrem demais na velhice (que geralmente chega mais cedo para eles).

  • Agenda Sábado 24/09
  • – Adote Com Consciência, adoção de cães na Clínica Veterinária Bom Pastor, Rua Mateus Leme, 2117. Das 10 às 16 horas.
    – Feira de adoção de cães na EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 das 10h às 16h.
    – Grupo Salva Bicho, adoção de cães na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser, das 10h30 às 16h30.
    – Feira da Casa do Produtor, Rua Eng Rebouças, 1814, das 10h às 16h.

A doutora Mieko Inaha enfatiza que as visitas ao veterinário devem ser mais frequentes, para consultas e exames de sangue, que poderão detectar doenças silenciosas e fatais, como a diabetes. Outro cuidado importante é a limpeza de tártaro. Deve-se escovar os dentes de pets com produtos específicos – a nossa pasta de dentes é tóxica para eles. Caso o cão tenha tártaro, é necessária limpeza em consultório veterinário. Uma infecção na boca pode causar problemas cardíacos.

Cuidado com a alimentação – a ração deve ser trocada por ração especial para idosos, uma vez que não precisam mais de tantos nutrientes. Caso contrário, vão acabar engordando e aumentando o colesterol ou terão problemas de articulação. Artrite, artrose e problemas de coluna na velhice que podem impedir seu cão de se exercitar.

Os exercícios devem ser mais leves, caminhadas mais curtas, mas são fundamentais para a saúde física e mental dele! Cuide do seu animal com carinho na velhice. Você também vai ficar velho e a maneira como você tratá-lo, vai ensinar seus filhos como tratar de você nessa fase tão especial da vida!

 

Voltar ao topo