Cuidado com as patinhas

Curitiba tem registrado temperaturas altas nas últimas semanas, com médias próximas aos 30° C. Com todo esse calor, sempre falamos aqui que não podemos nos esquecer do bem-estar dos nossos animais, garantindo que eles tenham água e abrigo na sombra. Mas no verão, muitos tutores acabam deixando de lado outros cuidados, entre eles, com as patinhas dos pets, que podem se ferir em contato com o chão, que praticamente ferve nessa época do ano.

Nos horários em que o sol está mais quente, passear com o cachorro pode provocar graves queimaduras e até bolhas nas patinhas. Em algumas situações, os ferimentos são tão sérios que o bicho pode ficar com dificuldade para andar. Entre os sinais que indicam que o animal está ferido estão: dor nas patinhas, recusa em continuar andando, andar mancando, lamber ou coçar as patas e apresentar machucados ou sangramentos visíveis, com queimaduras nas almofadinhas (coxins).

Para proteger seu pet, não passeie com ele quando o sol estiver muito forte, evitando principalmente locais pavimentados com asfalto. Passear na grama, no início da manhã ou à noite, é muito mais agradável para os cães. Avalie e seja sensato: se a temperatura não estiver agradável para que você faça um passeio descalço, também não submeta seu cão a estas condições.

E em caso de ferimentos, ajude seu cachorro a voltar para casa e procure um veterinário para tratar os machucados de maneira adequada. Nestes casos, medicamentos de uso local, analgésicos e colar elisabetano (para evitar as lambidas) costumam ser prescritos.

Teste: Coloque a palma da mão no chão por cerca de 30 segundos. Se você não aguentar e achar que está muito quente, não saia com seu cachorro e adie o passeio para outro horário.

Adoção responsável: Habib, esse “mix” de labrador com boxer tem oito meses, é brincalhão e gosta até de gatos. Para adotá-lo, fale com a Lídia Peixer (41) 99912-6830.
Adoção responsável: Habib, esse “mix” de labrador com boxer tem oito meses, é brincalhão e gosta até de gatos. Para adotá-lo, fale com a Lídia Peixer (41) 99912-6830.

Agenda

Sábado (21)

– Campanha de adoção de cães da ONG Tomba Latas, no Valentyna Pet Store, Rua Professor Ulisses Vieira, 448 – Vila Izabel, das 10h às 16h.
– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico, das 13h às 18h.
– Campanha de adoção de cães da ONG ProBem Curitiba, no Parque Barigui, próximo ao acesso pela BR-277, das 11h às 15h.
– Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.
– Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças, das 10h às 16h.

Domingo (22)

– Evento de Adoção de Cães e Gatos do Grupo Adote Com Consciência, no estacionamento da Mercadoteca, Rua Paulo Gorski, 1309 – Ecoville, das 11h às 17h.
– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico, das 14h às 18h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva pra gente: animal@tribunadoparana.com.br

Voltar ao topo