Crianças Autistas e Cães

Foto: Divulgação/ Grupo Adote com Consciência.

Conversando com um amigo, pai de uma menina autista, fiquei comovida em saber o quanto ela melhorou depois que a família adotou um cachorrinho para lhe fazer companhia. Pesquisas de universidades americanas já haviam concluído que conviver com animais de estimação em casa – seja cachorro, gato, coelho ou outro bicho – ajuda crianças e adolescentes com autismo a melhorarem a capacidade de se relacionarem.

O autismo é uma condição de desenvolvimento do sistema neurológico que se inicia na infância e é mantida durante toda a vida. Se apresenta de maneiras variadas, incluindo transtornos de socialização, como o Asperger, que afetam a forma com que as pessoas se comportam e interagem no processo de aprendizagem e linguagem.

Os motivos que causam o surgimento do autismo não são conhecidos. Presume-se que fatores genéticos e ambientais tenham a ver com seu desenvolvimento. Não existe tratamento específico, os esforços se concentram em maximizar as capacidades da pessoa, para que ela possa levar a vida mais próxima do normal possível.

Os cães são os bichos que trazem maior benefício a crianças e adolescentes com o distúrbio. Crianças com autismo nem sempre conseguem se relacionar com outros indivíduos, mas ter um animal em casa pode fazer com que elas se sintam mais à vontade para conversar com outras pessoas sobre o seu bicho de estimação, por exemplo.

Os pesquisadores concluíram que autistas que passam a ter algum animal de estimação a partir dos 5 anos apresentaram melhora no comportamento social, se sentem mais confortáveis e mais solidários quando se relacionam com outras pessoas.

Brincadeiras com o cachorro são ponte para unir a família. Os passeios são desculpas para incluir a criança e expô-la a situações de interação e recreação. Crianças com autismo têm dificuldades para se aproximar de pessoas estranhas, mas se essa pessoa começa conversando com o cachorro, terá mais possibilidade de que a criança responda e se mostre mais aberta a continuar conversando. Ou seja, cachorros são motivo de alegria e interação para crianças especiais ou não e para adultos também!

Agenda Sábado 03/12

Feira do Adote com Consciência, Bicho Chic 10h às 16h, Rua José Carollo, 888 Mossunguê (em frente à Mercadoteca)

Salva Bicho, Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser, das 10h30 às 16h30.
Feira de adoção da Casa do Produtor, Rua Eng Rebouças, 1814, das 10h às 16h

Voltar ao topo