Com certidão de nascimento e sobrenome, agora seu pet pode ser “oficialmente” da família!

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Os animais de estimação, que há muito tempo são considerados por muita gente membros da família, passam agora a ter direito a uma certidão de nascimento registrada em cartório. O documento que incluirá detalhes sobre a raça, cor e porte do animal, além mostrar o nome do pet e o sobrenome da família, será emitido no estado do Paraná já na semana que vem, a partir do dia 7 de agosto.

Além da descrição, uma foto do bichinho ainda fará parte do registro, o que pode facilitar as coisas quando um animal se perde, é roubado ou ainda, quando é alvo de disputa por sua guarda.

A novidade chamada de Pet Legal, foi confirmada pela Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR) como um projeto piloto, que deve atender inicialmente, as cidades de Curitiba, Campo Largo, Francisco Beltrão, Paranavaí, Fazenda Rio Grande, Colombo e Maringá.

Em outros estados inciativas semelhantes já permitem que o documento seja feito pelos tutores para seus pets, incluindo os animais exóticos.

Para fazer a certidão, que deve ficar pronta em poucos minutos, os tutores devem levar seus documentos pessoais, comprovante de residência e pagar uma taxa de R$ 71. E você o que acha desta novidade? “Partiu” cartório para oficializar a identificação do seu melhor amigo?

Agenda de eventos e feiras de adoção

Adoção responsável: Esta linda menina chamada Michelan tem 10 quilos e porte pequeno. Vacinada e castrada, ela é super dócil e está pronta para ir para seu novo lar. Para adotá-la fale com a Carol Trinoski (41) 99981-6052. Foto: Divulgação
Adoção responsável: Esta linda menina chamada Michelan tem 10 quilos e porte pequeno. Vacinada e castrada, ela é super dócil e está pronta para ir para seu novo lar. Para adotá-la fale com a Carol Trinoski (41) 99981-6052. Foto: Divulgação

Sábado 05

Campanha de adoção de cães do grupo Amigo Animal. Na Drogavet Farmácia de Manipulação Veterinária, Rua Estevão Bayão, 30 – Batel, das 9h às 15h.

Campanha de adoção responsável de cães e gatos do grupo Adote Com Consciência. Na BR Vet Farmácia Veterinária, Rua General Polli Coelho, 192 – Tarumã, das 10h às 16h.

Campanha de adoção de cães e gatos do grupo Animalia Curitiba, no Espaço Pet, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Aniversário de 8 anos do PetShop Essência do Cão. Evento com adoção de cães e atrações como food trucks. Na Rua Murilo do Amaral Fderreira, 81 – Água Verde, das 10h às 18h.

Domingo 06

Campanha de adoção responsável de cães e gatos do grupo Adote Com Consciência. No Pet Shop Bicho Chic, na Rua José Carollo, 888 – Mossunguê, das 11h às 16h.

Permanente

Campanha de adoção da Rede de Proteção Animal de Curitiba. No Centro de Referência para Animais em Situação de Risco, Rua Lodovico Kaminski, 1381 CIC. Informações e fotos dos cães no Facebook da prefeitura: www.facebook.com/pg/PrefsCuritiba

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br